Após deixar o São Paulo ao final do seu contrato, o zagueiro Miranda anunciou oficialmente, na última quarta-feira (11), a sua aposentadoria do futebol, aos 38 anos de idade.
O agora ex-jogador utilizou as redes sociais para comunicar que está pendurando as chuteiras e deixou uma mensagem emocionante em vídeo.
“Estou aqui para contar para vocês que chegou o momento de dizer adeus. Se o futebol fosse uma pessoa, depois de tudo que vivi, diria que foi emocionante, que vivemos uma coisa inexplicável, mas chegou o momento de ser o João Miranda. Tudo o que fiz, tudo o que conquistei, foi de maneira honrosa, digna“, disse na publicação.
Por fim, Miranda ainda não decidiu se pretende continuar no futebol ou se vai investir em outros planos na vida profissional.
Relembre a carreira de Miranda, ídolo de Coritiba e São Paulo
Natural de Paranavaí, no Paraná, o zagueiro deu seus primeiros passos no futebol nas categorias de base do Coritiba, em 2003. Já no ano seguinte, virou titular da equipe profissional. Antes de chegar ao Tricolor Paulista, em 2006, teve uma breve passagem pelo Sochaux, da França.
Miranda atuou no São Paulo até 2011, quando foi negociado com o Atlético de Madrid, da Espanha. Depois de quatro temporadas no clube Colchonero, acertou com a Internazionale de Milão, da Itália. Em 2019 e 2020, defendeu o Jiangsu Suning, da China e retornou ao Tricolor no ano seguinte para uma segunda passagem.
Ao total, o ex-zagueiro disputou 809 jogos na carreira, sendo 342 pelo SPFC, e balançou as redes adversárias 33 vezes. Também conquistou 12 títulos, com destaque para a Copa América, em 2019, com a Seleção Brasileira, a Europa League 11/12 e a Supercopa da UEFA de 2012 com o Atlético de Madrid.