Ídolo do “Rei do Acesso” pode virar novo dirigente
O ex-zagueiro Betão concluiu o curso de Executivo de Futebol na CBF. Aposentado dos gramados, Betão trabalha como coordenador técnico nas categorias de base do Avaí, clube onde ganhou status de ídolo. Após se graduar no curso, o ex-jogador pode se tornar dirigente da equipe catarinense.
“Importante sempre buscar coisas novas. Eu estou fazendo um curso de liderança internacional, ainda não concluí, mas está em andamento. E depois, claro, buscar novos desafios nesse sentido”, afirmou o ex-zagueiro em entrevista ao site GloboEsporte.
Betão também comentou sobre sua experiência trabalhando nas categorias de base do Leão da Ilha. “Foi um ano muito importante, uma virada de chave na carreira, muito aprendizado atuando em parceria com o Fabiano Pierre (coordenador geral da base). Você aprende e consegue passar conhecimento e vivência também, principalmente para os mais jovens”, afirmou.
Ao ser questionado se pretende trabalhar no futebol profissional futuramente, o ex-zagueiro respondeu: “Com certeza, essa é a minha meta. Agora com a conclusão do curso de executivo, estou credenciado, e a meta é seguir na gestão do futebol profissional. Como falei, o trabalho na base está sendo ótimo, mas a meta é atuar no departamento de futebol profissional”.
Rei do acesso tem menos de 1% de chance de voltar a Série A em 2024
Considerado o “Rei do acesso” no futebol brasileiro, o Avaí não deve repetir o feito na atual temporada e provavelmente permanecerá na segunda divisão em 2024. De acordo com estudo realizado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Leão da Ilha possui apenas 0,72% de chance de acesso.
A luta da equipe catarinense, inclusive, deverá ser contra o rebaixamento para a Série C. No momento, o Avaí está na penúltima posição, somando apenas nove pontos em 12 partidas disputadas. São duas vitórias, três empates e sete derrotas.
O Leão ganhou o apelido de “rei do acesso” por ter sido o time com mais acessos conquistados na Segundona desde que a Série A passou a ser disputada no formato dos pontos corridos. De 2003 para cá, o Leão subiu em 2008, 2014, 2016, 2018 e 2021.