Ídolo do Manchester City, o ex-zagueiro Kompany, assumiu o cargo de treinador do Burnley, da Inglaterra, para a próxima temporada.
O anuncio oficial da contratação foi divulgado nesta terça-feira (14). O profissional de 36 anos tem a missão de levar o clube, que foi rebaixado para à Championship, competição que não disputava desde a temporada 2015/16, de volta à Premier League.
“O Burnley é um clube histórico de Inglaterra e é uma honra ser o novo treinador. Estou entusiasmado com este desafio”, afirmou o novo comandante em entrevista ao site oficial do clube.
Confira a trajetória de Kompany, ídolo do Manchester City, como jogador e treinador
Revelado na base do Anderlecht, da Bélgica, na temporada 03/04, o ex-atleta passou ainda pelo Hamburgo antes de chegar aos Citzens em 08/09. Por lá, permaneceu por dez temporadas, até retornar ao seu clube de origem em 19/20, onde atuou como jogador/treinador.
Na temporada seguinte, pendurou as chuteiras e se dedicou somente a profissão de técnico, permanecendo no Anderlecht. De acordo com o site oGol, especializado em estatísticas, na última temporada, levou a equipe de Bruxelas ao 4º lugar no campeonato nacional, atingindo a classificação para os play-offs da Conference League.
Como foi a temporada do Burnley
Na Premier League desde a temporada 16/17, quando conseguiu o acesso como campeão da Championship, os Clarets sempre conseguiram ficar em posições estáveis o suficiente para não sofrer com o rebaixamento.
Os sete triunfos na última temporada, no entanto, não conseguiram salvar a equipe de cair para a segunda divisão. Na campanha, foram 35 pontos, três abaixo do Leeds United, que se salvou na última rodada.