O ex-jogador Deco, ídolo do Fluminense, pode assumir um cargo de gestão no Barcelona na próxima temporada. O brasileiro naturalizado português é um dos nomes cotados para assumir o cargo de diretor esportivo no Camp Nou.
Atualmente, Deco cuida de assuntos ligados à negociação de jogadores brasileiros para o Barcelona. Ele já faz parte da gestão do atual presidente Joan Laporta há dois anos.
Mudança na função de Deco
Caso seja concretizada a mudança, Deco assumiria o cargo que é de Mateu Alemany. O espanhol está de saída do clube catalão pois aceitou uma proposta para ser diretor esportivo do Aston Villa, da Inglaterra.
Após pendurar as chuteiras, Deco seguiu atuando no esporte, mas dessa vez nos bastidores. Ele foi o responsável por intermediar, por exemplo, a ida do atacante Raphinha do Leed United para o Barcelona em 2022.
Como jogador, o meia chegou ao Barcelona em 2004, após conquistar a Champions League pelo Porto. Foram quatro temporadas defendendo as cores do Barcelona e jogando com grandes craques, como Ronaldinho Gaúcho, Xavi, Iniesta, Messi, entre outros.
Pelo Barcelona venceu uma Champions League, dois campeonatos espanhois e duas Supercopas da Espanha. Depois jogou por duas temporadas no Chelsea e chegou ao Fluminense em 2010.
Ele permaneceu no Tricolor das Laranjeiras por três anos, até se aposentar em 2013. Ganhou dois campeonatos brasileiros e um campeonato carioca.