O Atlético Mineiro venceu o Cruzeiro no último sábado (3) por um a zero pelo campeonato brasileiro. O gol do Galo foi marcado pelo atacante Hulk com uma pancada “do meio da rua”.
O golaço do camisa 7 poderia ter entrado para o livro dos recordes como chute mais forte da história do futebol.
Recorde de Hulk?
Segundo um levantamento estatístico do site GE, a cobrança de falta do atacante chegou a 131,2 km/h. O recorde mundial registrado no Guinness Book pertence ao espanhol Francisco Javier Galan, que chutou a 129 km/h.
Apesar do chute de Hulk ter sido considerado mais rápido pelas estatísticas, isso não conta para o livro dos recordes. O Guinness Book só aceita recordes com registros oficiais, que geralmente são acompanhados por profissionais e representantes do Guinness.
No chute de Galan, por exemplo, a potência e velocidade do chute foram medidas por uma máquina especializada para isso. No caso de Hulk, foi apenas uma estimativa.
Entretanto, há registros não-oficiais de chutes bem mais fortes que o de Hulk. Para se ter ideia, o recorde não-oficial de chute mais forte pertence ao brasileiro Ronny, que chutou uma bola a 222 km/h quando atuava pelo Sporting-POR.
Hulk entra em campo com o Atlético Mineiro na próxima terça-feira (6) para enfrentar o Alianza Lima-PER, fora de casa, pela Libertadores. O jogo começa às 21h (horário de Brasília).