Homem com R$ 64 bilhões na conta e é dono do Arsenal e do Denver Nuggets

Muitos não conhecem o nome Stan Kroenke. O bilionário, que tem um patrimônio de R$ 64 bilhões está por trás do Arsenal, da Inglaterra, e do Denver Nuggets, que vai disputar a grande final da NBA pela primeira vez na história.

A empresa que leva o seu nome, Kroenke Sports & Entertainment (KSE), tem além do bilionário, seu filho Josh, que ajuda a comandar os clubes. Fundada em 1999, os primeiros investimentos foram na NBA e na NHL.

O primeiro clube foi exatamente o Nuggets, enquanto no hockey a compra foi do Colorado Avalanche, onde conseguiu o título da Stanley Cup, no ano seguinte.

Posteriormente, Kroenke adquiriu mais equipes como o Colorado Rapids, que disputa a Major League Soccer, em 2004; Los Angeles Rams, da NFL; e por último o Arsenal, onde é sócio majoritário desde 2018.

A era Kroenke nos clubes

Denver Nuggets

O clube está nas finais da NBA pela primeira vez na história. Apesar disso, já tinha atingido o play-off 15 vezes e em nove delas caiu na primeira fase. Nos últimos cinco anos, no entanto, atingiu as finais de conferência duas vezes e, agora, chegou a grande decisão.

Arsenal

Com os Gunners, conquistou a FA Cup 19/20 e a Community Shield de 2020 e ainda busca a primeira Premier League, que escapou nesta temporada. Apesar disso, foi um dos responsáveis pela reconstrução do clube, que volta à Champions League após um bom tempo fora.

Colorado Rapids

Outro investimento de Kroenke no futebol, o Rapids foi campeão da Major League Soccer em 2010. Desde então, não conseguiu voltar à decisão. Nos últimos anos até conseguiu atingir o play-off, mas foi eliminado. Na última temporada, foi o 18º colocado no geral.

Los Angeles Rams

Desde que assumiu como sócio majoritário, o LA Rams chegou ao Super Bowl duas vezes. Perdeu em uma e saiu campeão em outra, quando foram campeões em 2021, contra o Bengals.

Colorado Avalanche

Pelo clube de hockey, conquistou a Stanley Cup logo no primeiro ano como sócio. Já no ano passado voltou a vencer a competição contra o Tampa Bay Lightning, na final. Na temporada passada, obteve a melhor campanha da primeira fase, mas caiu para o Seattle Kraken, no play-off.