O Tigrão é um clube multiesportivo que tem sua sede na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, localizada na região Centro-Oeste do Brasil. A história do Vila Nova conta com diversos títulos estaduais em sua jornada no futebol, sendo quinze títulos do Campeonato Goiano e mais três da Copa Goiás.
Além desses, o Tigre conta em sua galeria de troféus mais três taças do Campeonato Brasileiro série C, competição que venceu nas temporadas de 1996, 2015 e 2020. Essas conquistas fazem com que o Colorado seja o único clube do país a se tornar três vezes campeão da série C.
O período de ouro na história do Vila Nova foi entre os anos de 1969 até 1984, época em que conquistou o Campeonato Goiano oito vezes, além de se destacar nacionalmente e internacionalmente, mas não pelo o futebol.
Durante toda a história do Vila Nova, o clube sempre se mostrou muito engajado em dar suporte em diferentes modalidades e não somente ao futebol. Entre esses anos destacados, o time de basquete do Tigrão se mostrou uma das maiores potências do esporte na época.
Pelo o basquete, o Colorado ostenta grandes momentos na modalidade. Momentos estes que vieram acompanhados de títulos, como o Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino em 1973 e o título Sul-Americano de 1974.
Suas cores tradicionais são o vermelho e branco, que representam toda a identidade visual do clube. O Vila também possui um estádio próprio, o Onésio Brasileiro Alvarenga, que é mais conhecido pela população como o Estádio Serra Dourada, o maior do estado.
O Tigre possui dois grandes rivais no futebol, que são o Goiás, que trava a disputa chamada de Derby do Cerrado, e o Atlético Goianiense, que disputa o Clássico dos Opostos.
Sem mais delongas, conheça agora a história do Vila Nova Futebol Clube, um dos grandes nomes do futebol goianiense.
Sumário
A fundação do Tigre
Pode até ser curioso para algumas pessoas, mas o início da grande história do Vila Nova foi fruto do desejo de um Padre. O Pr. José Balestiere criou a Associação Mariana, no ano de 1938, com o objetivo de incentivar a união das comunidades católicas e proporcionar entretenimento para o grupo.
José jamais imaginou que esse simples ato de reunir membros da igreja para gerar entretenimento fosse o primeiro passo da história do Vila Nova, que em breve se tornaria um dos clubes mais populares da região Centro-Oeste do país.
O Padre manteve suas atividades no ramo amador por um tempo, até que o Major Francisco Ferraz de Lima, entusiasta do clube amador, chamado Vila Nova por conta de sua localização, aceitou o desafio junto de seus colegas para tornar o Tigre o grande time que iria representar o bairro de Vila Nova.
Foi somente no dia 29 de julho de 1943 que a história do Vila Nova oficialmente começou, através dos trabalhos do coronel Francisco Ferraz de Lima, água benta do Padre Giuseppe Balestière e com a bênção de Gercina Borges.
O Colorado já foi inscrito para seu primeiro campeonato oficial ainda no mesmo ano de sua fundação, o time foi inscrito na Federação Goiana de Desporto (FGD), e passou a disputar campeonatos no mês seguinte.
Dificuldades financeiras na história do Vila Nova
Assim como muitos clubes do Brasil, o Vila Nova enfrentou diversas dificuldades financeiras durante sua trajetória no futebol. Em 1946, o clube foi obrigado a trocar de nome devido a uma grande crise financeira.
O Tigre adotou o nome “Operário Futebol Clube” até o ano de 1949, quando ocorreu uma nova mudança de nome, dessa vez o clube passou a se chamar “Araguaia”. Entretanto, o nome permanece apenas um ano, até ser alterado mais uma vez e passa a ser “Fênix Futebol Clube”.
Até que no ano de 1955, o clube consegue se estabilizar e retomar no nome Vila Nova Futebol Clube. Durante os primeiros anos da década de 50, o Tigrão disputou alguns torneios de várzea. Na segunda metade do século, o Vila começou a evoluir e conquistar posições cada vez melhores.
Evolução e primeiros títulos
Na temporada de 1961 enfim chegou o primeiro título da história do Vila Nova. No dia 13 de março, o Tigre conquistou o octagonal de Goiânia/Anápolis. Após a conquista do primeiro título, o Vila pegou gosto e venceu mais três torneios nesta temporada: a Taça da Cidade de Goiânia, o primeiro turno do estadual e em seguida o Campeonato Goiano.
No dia 15 de abril de 1962, o clube conquistou o bicampeonato da Taça Cidade de Goiânia e no dia 22 de julho tornou-se bicampeão do Torneio Octogonal Goiânia/Anápolis. Em 1963 tornou-se o primeiro clube goiano a participar do Campeonato Brasileiro, na fase na qual o torneio se chamava Taça Brasil.
Durante os mais de setenta anos de sua história, o Vila Nova conquistou 139 troféus de campeão incluindo, campeonatos, torneios e taças, 58 classificações como vice-campeão e 10 vezes terceiro colocado em competições em âmbito regional, estadual e nacional.