Um dos clubes mais caçulas do futebol brasileiro. A história do Cuiabá começou a pouco mais de duas décadas, entretanto, o clube já alcançou patamares que muitos outros levaram mais tempo para conquistar.
O Auriverde tem sua origem na própria cidade de Cuiabá. Seu projeto é no modelo SAF, o que abriu muitas portas para a evolução da equipe no cenário nacional, além de estar começando a entrar nos âmbitos continentais.
Não demorou muito para que o clube “recém-criado” fosse acolhido pelos torcedores da cidade. A equipe já foi apelidada carinhosamente de Cuiabayern, referência ao poderoso time alemão, Bayern Munique.
Apesar de pouco tempo de criação, o time já se destaca dos demais pela sua rápida evolução. Quando comparado aos outros caçulas do futebol brasileiro, a história do Cuiabá apresenta uma boa organização e planejamento para sua evolução.
Outro fato importante sobre a história do Cuiabá é que, desde que o clube chegou a primeira divisão do futebol brasileiro, o time nunca foi rebaixado. Claro que faz pouco tempo que o time chegou à elite, mas de qualquer forma, existe essa motivação extra para evoluir ainda mais a instituição.
Sem mais delongas, conheça agora a história do Cuiabá, o primeiro clube Mato-Grossense a disputar a primeira divisão do campeonato brasileiro desde 1986.
Sumário
O começo da história do Cuiabá
A história do Cuiabá tem um começo diferente da maioria dos clubes nacionais. Em 2001, a instituição já “existia”, o Cuiabá Esporte Clube era um centro de treinamento focado nas categorias de base que se chamava “Escolinha do Gaúcho”.
O nome faz referência ao ex-jogador fundador da escolinha, Luís Carlos Tóffoli, mais conhecido também como “O Gaúcho”. Até o fim de 2002, a instituição disputou apenas campeonatos amadores do estado de Mato-Grosso, algo que mudaria no futuro próximo.
No início de 2003, a história do Cuiabá Esporte Clube deu um grande passo, se tornou um clube profissional de futebol e fez sua estreia no campeonato mato-grossense no mesmo ano.
Durante os seus primeiros anos disputando a elite do campeonato estadual, o Cuiabá conquistou um bi-campeonato nos anos de 2003 e 2004, uma ótima maneira de iniciar uma trajetória esportiva no país do futebol.
Olhando para os âmbitos nacionais, o Cuiabayern estreou na terceira divisão nacional diante do Jaciara-MT, adversário que superou pelo placar de 4 a 3. O time de Cuiabá liderou seu grupo e avançou para a segunda fase do torneio.
Por lá, o Auriverde continuou seu bom desempenho, mas caiu para o Palmas-TO. Na temporada seguinte, o enredo se repetiu mais uma vez, classificação para a segunda fase e derrota.
Durante os anos de 2007 e 2008, o clube enfrentou um processo de licenciamento, o fator financeiro foi um dos personagens principais de todo o processo. Essa questão em si fez com que o Cuiabá fosse obrigado a pausar suas atividades no futebol.
Retomada de trabalho e acessos sequenciais
O ano de 2009 é um marco importante na história do Cuiabá, já que esta foi a época que o Auriverde retomou suas atividades no futebol brasileiro. Isto só foi possível graças às negociações que se concretizaram com o Grupo Dresch, que é proprietário da Drebor Borrachas Ltda, que era o principal patrocinador do clube desde sua fundação.
Durante a sua primeira temporada de retorno, o Cuiabá disputou a Copa Mato Grosso e a segunda divisão do Campeonato Mato-Grossense. O Cuiabayern ficou com o vice-campeonato, o que garantiu o seu acesso para a divisão principal do estado.
No ano seguinte, o Cuiabá conquistou aquele que foi seu primeiro título desde seu retorno ao futebol. O clube bateu o Operário de Várzea Grande e garantiu a conquista da Copa Mato Grosso.
A temporada de 2011 foi um grande marco para a história do Cuiabá. A instituição voltou a ser campeã estadual após sete anos de sua última conquista. Além disso, o clube teve sua primeira e única participação na série D do campeonato brasileiro.
Nos anos seguintes, o Cuiabá retornou a terceira divisão e lutou bastante para se manter vivo na liga. Olhando para o campeonato estadual, o Cuiabá conquistou o título mais uma vez diante do Mixto.
Crescimento e primeiros passos no cenário continental
Na temporada de 2014, a história do Cuiabá ganhou alguns capítulos importantes. O Cuiabá conquistou seu quinto título estadual, este foi o último comemorado no Dutrinha, antigo estádio do Cuiabá.
Isso se deve por conta da Copa do Mundo. Pode ser estranho pensar que o maior torneio de futebol tem ligação direta com a história do Cuiabá, mas aconteceu.
Devido a construção da Arena Pantanal para sediar alguns jogos do torneio internacional, a cidade de Cuiabá e Várzea Grande concordaram em administrar o estádio de maneira conjunta, isso fez com que o time de Cuiabá encontrasse uma nova casa.
O ano seguinte marcou uma classificação inimaginável na história do Cuiabá, o clube conquistou seu primeiro título da Copa Verde de Futebol, que na época garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana.
Em 2016, o Cuiabá fez sua estreia em seu primeiro campeonato continental em toda a sua história. O clube enfrentou a Chapecoense na primeira fase da competição e, apesar de vencer a partida na Arena Pantanal, foi eliminado para os campeões da edição em Chapecó.
A um passo da elite brasileira
Dois anos depois, o Cuiabá deu início aos seus projetos para continuar subindo nas ligas nacionais. Em 2018, o time alcançou o vice-campeonato da série C, o que possibilitou o acesso para a segunda divisão nacional.
No ano seguinte, o Cuiabá conseguiu seu nono campeonato mato-grossense e se tornou o maior campeão do estado na última década. Além disso, esta foi a temporada de estreia na segunda divisão nacional.
Em 2020, o Cuiabá teve dificuldades no início da temporada. Uma eliminação precoce nas quartas de final do campeonato regional para o Luverdense, mas logo o time se recuperou e fez uma temporada histórica.
O time alcançou seu melhor resultado em todas as suas participações na Copa do Brasil, quando caiu diante ao Grêmio, mas o grande momento do clube ficou para a segunda divisão nacional.
Em apenas sua segunda temporada no torneio, o Cuiabá fez uma campanha mágica e ficou na quarta colocação na tabela, com 61 pontos. A posição, como todo fã de futebol sabe, garante ao clube o acesso à primeira divisão do campeonato brasileiro.
Estreia na elite e projeções para o futuro
A temporada de 2021 é um dos maiores, se não o maior, marco da história do Cuiabá, pela primeira vez em toda a sua trajetória no futebol brasileiro, o time de Mato-Grosso iria disputar a elite nacional.
O Dourado buscou reforços importantes para disputar o maior torneio nacional, como o goleiro Walter, que atualmente é um dos ídolos do clube, além de outros nomes como o atacante Jonathan Cafú e os zagueiros Paulão e Marllon.
Sua estreia na série A superou as expectativas de todos. O time de Mato-Grosso fez um bom campeonato brasileiro e conquistou a sua vaga para a Copa Sul-Americana da temporada seguinte.
Na temporada seguinte, o Auriverde foi eliminado pelo Melgar, time peruano, na fase de grupos da competição. No campeonato brasileiro, o clube lutou arduamente contra o rebaixamento, meta que foi alcançada, fazendo assim a manutenção na elite brasileira.
A história de Cuiabá pode até ser “recente” comparada aos outros grandes clubes nacionais, entretanto, é inegável que este clube tem condições de alcançar patamares inimagináveis em pouquíssimo tempo.