O Avaí Futebol Clube se localiza na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. A história do Avaí começou no dia 1° de setembro de 1923, época em que o futebol estava se desenvolvendo no país.
O clube tem como cores oficiais o azul e branco e seu mascote é um leão, que rendeu o apelido de “Leão da Ilha”, além disso, o clube possui o apelido “O Time da Raça”.
Diferente do que muitos pensam, a origem do nome Avaí não tem ligação nenhuma com o arquipélago norte-americano, mas é uma referência a Batalha de Avahy, que foi um episódio da Guerra do Paraguai, que aconteceu em 1864.
O Leão da Ilha se destaca no estado de Santa Catarina por ser o clube que possui a melhor campanha no Campeonato Brasileiro, quando terminou em sexto lugar na temporada de 2009, com 57 pontos. A edição ficou marcada também como a maior arrancada da história do Avaí na série A.
Sem mais delongas, veja agora alguns dos grandes momentos da história do Avaí, um dos clubes mais tradicionais da região Sul do Brasil.
Sumário
O começo da história do Avaí
Como já foi dito, a história do Avaí começou no início de setembro de 1923. Foi quando o comerciante Amadeu Horn conheceu um grupo de meninos que tinham o costume de jogar futebol na Rua Frei Caneca, no bairro Pedra Grande, em Florianópolis.
Amadeu era apaixonado por futebol desde sua chegada no país, entretanto, nunca conseguiu se tornar um jogador profissional. Por conta disso, o comerciante decidiu realizar o sonho desses meninos.
Amadeu presenteou os jovens garotos com um conjunto completo de “ternos” como eram chamados os uniformes na época. O material era composto por uma bola, chuteiras, camisetas listradas em azul e branco, calções e meias azuis.
Um fato curioso que talvez nem todos os torcedores do Avaí saibam é que as cores do uniforme fazem homenagem a um extinto Clube de Remo, o Riachuelo, que utilizava seus uniformes em moldes parecidos com os que o comerciante deu para os garotos.
No dia 1° de setembro de 1923, aconteceu uma reunião na casa de Amadeu Horn. Foi lá que o comerciante e os jovens atletas decidiram então fundar um clube de futebol. O nome escolhido pelo grupo na verdade foi “Independência” e teria como presidente o próprio Amadeu.
Quando já estava tudo praticamente pronto, o Arnaldo Pinto de Oliveira, que fazia parte do grupo, convocou uma última reunião antes da fundação, onde ele trouxe novas ideias e acabou influenciando diretamente na escolha do nome do clube.
Arnaldo argumentou que o nome Independência era um nome complicado para a torcida cantar durante as partidas, ele comentou que até os torcedores terminarem de cantar “Independência” o time adversário já teria marcado um gol.
Como o membro do clube estava lendo em um livro de história, Arnaldo propôs o nome Avahy, que faz clara referência a Batalha do Avahy. Neste momento, todos que estavam na reunião concordaram com o novo nome e começaram a gritar “Avahy, Avahy, Avahy!”.
Brasileirão de 2009
Já com sua grafia alterada para “Avaí”, o time de Florianópolis retornou à elite do futebol nacional na temporada de 2009, o que poucos esperavam era que este retorno iria marcar um dos maiores capítulos da história do Avaí.
Com uma campanha surpreendente, o Leão da Ilha fez história ao protagonizar a melhor campanha de um time de Santa Catarina em toda a história do Campeonato Brasileiro.
O início do campeonato não foi muito bom, o Avaí encontrou muitas dificuldades para encontrar os resultados que precisava, no entanto, uma reação mágica aconteceu.
Já durante o segundo turno, o Leão da Ilha protagonizou uma das melhores arrancadas da tabela já vistas com onze partidas sem perder, sendo oito vitórias e três empates. Essas partidas fizeram com que o clube subisse 16 posições na tabela, saindo da lanterna para o G4.
Apesar de o Avaí não conseguir se manter entre os top-4 da primeira divisão, o clube conseguiu permanecer na sexta posição, superando grandes times como Grêmio, Corinthians e Santos. Destaque para a vitória diante ao Flamengo, que se consagrou campeão naquela edição.
Copa Sul-Americana de 2010
Com a excelente campanha no Campeonato Brasileiro na temporada de 2009, a história do Avaí ganhou um novo capítulo, o direito de participar de uma competição continental pela primeira vez.
Assim como aconteceu no mais importante campeonato nacional, o Avaí foi protagonista da melhor campanha de um time de Santa Catarina na Copa Sul-Americana, quando chegou até as quartas de final do torneio.
Durante sua trajetória na competição, o Leão da Ilha venceu o Santos ainda na segunda fase, e o Emelec na fase internacional.
Tudo indicava que o time poderia avançar ainda mais na competição, mas devido à má fase no Campeonato Brasileiro, o Leão da Ilha perdeu seu bom momento e caiu diante o Goiás, que ficou com o vice-campeonato naquela edição.
Copa do Brasil de 2011
Na temporada de 2011, a história do Avaí ganhou mais um novo capítulo em outro campeonato, desta vez na Copa do Brasil. O Leão da Ilha chegou até a semifinal, fazendo assim a melhor campanha em toda sua trajetória no campeonato nacional.
Em sua sétima participação no torneio, o Avaí passou sem dificuldades pelas equipes do Vilhena e do Ipatinga durante as primeiras fases. O desafio começou a ficar mais difícil nas oitavas de final, quando o Leão enfrentou o Botafogo, a classificação veio após dois empates.
Nas quartas de final, o Avaí bateu um dos grandes favoritos para a conquista do torneio, o São Paulo. Após um empate no Morumbi e uma vitória em casa pelo placar de 3 a 1, o Leão da Ilha conquistou uma classificação histórica para a semifinal.
No entanto, não deu para o time de Florianópolis seguir adiante, já que o time foi superado pelo Vasco da Gama, que acabou se consagrando o grande campeão da naquela edição da Copa do Brasil.
A história do Avaí conta com grandes momentos para sua torcida, o clube possui 18 campeonatos catarinenses e um Campeonato Brasileiro da série C, além de diversas conquistas municipais.