No sábado, duas frentes de batalha pressionavam o técnico do Bayern de Munique, Thomas Tuchel: em campo, o adversário Borussia Dortmund, fora dele, os repórteres e comentaristas da Sky Germany. O treinador alemão, Tuchel, não conteve seu aborrecimento quando ouviu a análise pré-jogo que destacava as falhas do Bayern e os méritos do Borussia.
O Bayern venceu a partida por um espetacular 4 a 0, o que fez Tuchel alfinetar seus críticos, citando as inúmeras críticas que o time estava recebendo. “Ganhamos, apesar do aparente distanciamento entre eu e os jogadores, apesar de não darmos nenhum passo à frente”, disse Tuchel acidamente.
O que mudou no Bayern de Munique?
Em defesa de seus críticos, o Bayern de Tuchel realizou de fato uma virada de 180 graus em apenas três dias. A equipe mostrou profissionalismo e qualidade, em uma performance muito diferente da que apresentou na derrota por 2 a 1 contra o modesto Saarbrucken na Liga dos Campeões da UEFA. E para acirrar ainda mais a situação, Tuchel teve que enfrentar a ausência do meio-campista Joshua Kimmich, suspenso por uma dura entrada em um adversário.
Harry Kane, atacante inglês do Bayern, que custou exorbitantes €100 milhões (R$526 milhões), mostrou estar à altura de seu valor. Ele, que adquiriu notoriedade por sua habilidade em movimentação e finalizações frias, foi um diferencial na vitória do Bayern.
O jogador fez seu terceiro hat-trick no Bayern, o que elevou sua quantidade de gols para 15 em 10 jogos da liga, projetando uma marca de 51 gols na temporada. “Ele é ainda melhor do que eu esperava, é muito divertido jogar com ele”, disse Jamal Musiala.
Os próximos passos do Bayern e de Tuchel
Os bons resultados e as performances consistentes mostram que as ideias de Tuchel estão se enraizando no Bayern. São 38 gols em 10 jogos da Bundesliga, e 26 pontos em 30, o melhor começo de um técnico desde a primeira temporada de Pep Guardiola no clube.
Se a equipe conseguir aumentar ainda mais o controle sobre os jogos, com a ajuda de um novo meio-campista após a pausa de inverno, talvez Tuchel apareça mais relaxado diante dos microfones. Mas ele deve estar preparado para lidar com as críticas e polêmicas da imprensa local. Mas de todos os problemas que um técnico do Bayern pode enfrentar, este ainda é o melhor.