A grande sensação do futebol mundial no momento é, sem dúvida alguma, o norueguês Erling Haaland, do Manchester City. Enfileirando gols por onde passa, o atacante tem chocado o mundo com seu poder de finalização. No auge de seus 22 anos, Haaland pode ser gabar de ter números melhores que as lendas Lionel Messi e Cristiano Ronaldo quando tinham a mesma idade.
Apesar de ser novo na Premier League, Haaland já repete os excelentes números em um dos campeonatos mais competitivos da Europa. O artilheiro também já coleciona gols pela seleção norueguesa e segue balançando as redes também na Champions League – os grandes palcos não o assustam.
Os números totais de Haaland impressionam: são 216 gols marcados em 256 jogos no futebol profissional. Isso mesmo, o norueguês tem mais gols do que jogos disputados na carreira, uma média impressionante. Essas estatísticas levam em consideração apenas clubes profissionais e a seleção principal, excluindo, portanto, os feitos nas categorias de base.
Números de Haaland comparados com os de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo
Aos 22 anos, mesma idade de Haaland, o craque português Cristiano Ronaldo, que já atuava pelo Manchester United, em 2007, tinha 64 gols em 215 jogos (média de 0,25 por partida). Já o astro argentino Lionel Messi, pelo Barcelona, em 2009, havia feito 92 gols em 200 jogos (média de 0,46 por partida). Juntos, CR7 e Messi tinham 156 gols, nove a menos que o fenômeno norueguês Erling Haaland.
Neymar, porém, tinha feito mais gols aos 22 anos e um mês. Já pelo Barcelona, o brasileiro tinha 178 gols (13 a mais que Haaland), mas com quase 100 jogos a mais (304). A média de Neymar era de 0,54 gol por jogo contra 0,79 no norueguês.
Só para efeito de comparação, Pelé, na mesma idade, tinha marcado 333 gols em 260 jogos (média de 1,28 por partida). Isso só em jogos oficiais. Contando amistosos, o Rei já tinha 539 gols em 457 jogos (1,18 por partida).