Guerras já tiraram outras seleções da Copa do Mundo

O recente conflito armado na Ucrânia resultou na exclusão da seleção da Rússia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

No entanto, essa não é a primeira vez que uma equipe nacional fica de fora de um torneio Mundial devido à guerra; outros países como Espanha e Alemanha já sofreram a punição de ficar sem disputar uma Copa do Mundo.

Seleções que foram excluídas ou expulsas da Copa do Mundo devido à guerra

O primeiro caso conhecido vem logo na terceira edição do torneio, em 1938, na Itália. A guerra civil impediu que a Espanha participasse da competição. A Áustria também ficou de fora por ter sido anexada à Alemanha Nazista (que disputou a Copa daquele ano) por Hitler.

Posteriormente, a Alemanha foi impedida pela FIFA de disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1950, no Brasil, devido à Segunda Guerra Mundial.

Já nos anos 90, a Iugoslávia, que tinha uma seleção fortíssima, foi excluída das disputas internacionais pela entidade máxima do futebol por inúmeras guerras que levaram a sua dissolução.

Por fim, a África do Sul sofreu a pior sanção imposta pela FIFA até o momento em razão do apartheid, um regime de segregação racial imposto pelo então primeiro ministro Daniel François Malan, em 1948. Com isso, o país sofreu uma primeira punição que ocorreu entre 1961 e 1963. A segunda começou um ano depois e durou até 1992, deixando os Bafana Bafana quase 30 anos sem participar de competições internacionais.

FIFA também estuda punir Belarus

Por ser aliada da Rússia, a FIFA também estuda uma suspensão da seleção de Belarus de seus torneios. Mesmo sem nunca ter participado de uma Copa do Mundo, a entidade teme que outros países boicotem jogos na Belarus.

Curtiu a matéria? Então, não deixe de acessar com frequência o Portal dos Times e siga o melhor site sobre Futebol no Instagram.