Em um movimento surpreendente, o Grêmio anunciou a demissão do técnico Roger Machado e o retorno de Renato Gaúcho na noite de ontem, quinta-feira (1). O time será comandado pelo técnico de transição César Lopes no jogo contra o Vila Nova hoje, sexta-feira (2).
O vice de futebol Dênis Abrahão e o diretor de futebol Sérgio Vasquez também saíram do Tricolor. Além deles, outros membros da comissão técnica foram desligados, como os auxiliares Roberto Ribas e James Freitas. Paulo Paixão, coordenador da preparação física, também saiu.
O Grêmio vinha em uma sequência de três derrotas e um empate nos últimos quatro jogos. Em sua segunda passagem pelo Imortal, Roger comandou o time em 37 jogos, com 17 vitórias, 12 empates e oito derrotas, totalizando 56,7% de aproveitamento.
Renato Gaúcho retorna para sua quarta passagem como técnico do Grêmio. Junto a ele, também retorna o auxiliar técnico Alexandre Mendes. A nova comissão estreia contra o Vasco em 11 de setembro, pela 29ª rodada da Série B.
Renato é considerado por muitos o maior ídolo da história do Grêmio. Como treinador, em sua última passagem – que durou quase cinco anos -, conquistou a Copa do Brasil em 2016, Libertadores da América em 2017, Recopa Sul-Americana em 2018, três Campeonatos Gaúchos em 2018, 2019 e 2020 e da Recopa Gaúcha em 2019.