O conturbado momento vivido nos bastidores da CBF, já alcançou a Fifa. Na última quarta-feira (29), a entidade máxima do futebol enviou uma mensagem à confederação brasileira, recordando determinados artigos do seu estatuto. Por incrível que pareça, a situação pode ser prejudicial ao Fluminense, que está classificado para o Mundial de Clubes de 2023.
Entre os detalhes citados pela Fifa à CBF, está o que diz que os filiados à entidade devem resolver os seus problemas sem a interferência de terceiros sob a possibilidade de serem suspensos. O documento foi destinado após a Justiça do Rio de Janeiro determinar a data do julgamento de um processo que exige a anulação de um acordo feito em um primeiro momento com o Ministério Público.
No entanto, quem comanda o processo, é Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira, que desejam desconsiderar a eleição de Ednaldo Rodrigues, propondo um interventor para a substituição. Levando em consideração uma vitória de Del Nero e Teixeira, a CBF poderá ser suspensa. Considerando a decisão da Fifa, consequências chegam de maneira imediata.
Fluminense e outras equipes brasileiras podem ser prejudicadas
Levando em consideração as possibilidades, a principal determinação da Fifa pode ser a proibição do Fluminense em atuar no Mundial de Clubes de 2024. O primeiro desafio do time carioca no torneio está marcado para o dia 18 de dezembro, contudo, pode não acontecer. Quando uma confederação é suspensa, no caso a CBF, todas as equipes ligadas ficam proibidas de atuarem nas competições da Fifa.
No entanto, não para por aí, já que os times brasileiros estariam proibidos de atuarem na Copa Libertadores da América e na Copa Sul-Americana de 2024. A situação fica ainda mais difícil, considerando que a própria Fifa baniu Del Nero do futebol, levando em consideração a sua participação em um escândalo de corrupção, que na época, envolvia contratos de marketing.