O volante uruguaio Carballo deve ser anunciado no início da próxima semana como novo reforço do Grêmio. O clube entende que agora está bem servido de volantes no elenco e, com a chegada de Carballo, prestes a ser anunciado, não vê necessidade de buscar reposição.
O afastamento de Lucas Leiva das atividades físicas por até três meses surpreendeu após os exames apontarem alteração cardíaca. O jogador retornou no final de junho, 15 anos depois de ser vendido pelo Tricolor Gaúcho ao Liverpool, da Inglaterra. Não só o Grêmio, mas o próprio jogador, que não tem histórico de problemas médicos, foi surpreendido com os resultados dos exames de pré-temporada.
Por mais que o clube tente liberar alguns jogadores do meio-campo, tem enfrentado dificuldade pelo alto custo. Além do uruguaio que está chegando do Nacional, o meia Franco Cristaldo também deve ser anunciado na semana que vem.
Carballo desembarca nesta segunda-feira, 19 de dezembro, em Porto Alegre, para realizar exames médicos e assinar contrato. A ideia é que o jogador esteja integrado ao elenco na retomada do Grêmio após o recesso entre Natal e Ano Novo. Além do elenco, o clube quer definir a montagem do departamento de futebol.
Entre os atletas que vem treinando atualmente no CT Luiz Carvalho, são sete volantes. Nesta relação consta nomes como Darlan, Fernando Henrique, Lucas Silva, que ainda poderiam ser negociados. No entanto, a lesão de Leiva pode fazer o departamento repensar as saídas.
Grêmio tem prioridades no mercado de transferências para a temporada 2023
Comissão técnica e departamento entendem que o elenco tem outras carências e, hoje, as prioridades no mercado são outras. Ataque e lateral direita são as principais. Michael tem um acerto com o Tricolor, que depende do fim da sanção da Fifa ao Al-Hilal para ter o atacante por empréstimo.
Para o lado direito da defesa, o elenco tem apenas Thomas Luciano e Lucas Kawan, ambos da base. Os dirigentes não descartam contratar mais de um jogador para a função.
Para o ataque, um centroavante é o alvo gremista no mercado. Diego Souza é a única alternativa que Renato tem. A direção retomou as conversas com Luis Suárez após contato dos representantes. Antes, não conseguiu acerto com o Huesca pelo paraguaio Isidro Pitta. Diego Valencia, do Salernitana, é um nome analisado.