O Museu do Futebol é um dos grandes patrimônios históricos do futebol brasileiro. Fundado em 2008 na cidade de São Paulo, o ponto passará por uma grande reformulação em 2024.
A Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e patrocinadores privados investiram cerca de R$ 11 milhões no Museu.
Museu do futebol em 2024
Buscando acompanhar as tendências do futebol nos últimos anos, essa será a primeira reformulação do Museu após 15 anos. O espaço já recebeu mais de quatro milhões de visitantes e busca atrair mais público com a mudança.
O projeto prevê atualização no parque tecnológico, reformulação na expografia, novos conteúdos e inclusão de novas instalações. O museu também terá mais destaque para torcedores e o futebol feminino, além da abordagem de temas como diversidade, inclusão, e questões raciais ligadas ao futebol.
Uma das grandes novidades será a construção de uma sala exclusivamente dedicada ao Rei Pelé, que faleceu em dezembro do ano passado. O espaço contará a história do Rei do Futebol e buscará trazer itens simbólicos de sua carreira para exposição.
A diretora técnica do Museu do Futebol, Marília Bonas, comentou sobre a reformulação que o local está prestes a passar.
“Não podemos fazer muitos spoilers para não estragar a surpresa. Mas quando reabrirmos a exposição principal em abril, o público verá um Museu do Futebol tão emocionante quanto sempre foi, mas também mais diverso, inclusivo e tecnologicamente renovado”, afirmou
Algumas salas do Museu terão seus conteúdos atualizados, como a Sala de Exaltação, a Sala das Origens e a Sala das Copas. Por fim, outro novidade será um espaço imersivo em que os visitantes podem assistir e escolher jogadas realizadas por jogadores profissionais e não profissionais.