O atacante Alef Manga, ex-Coritiba, confessou participação no esquema de manipulação de resultados em jogos do Brasileirão do ano passado. Ele prestou depoimento para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quarta-feira (9).
O jogador de 28 anos está emprestado ao Pafos FC, do Chipre, e depoimentos foi realizado por meio de videoconferência.
Confissão de Alef Manga
Alef Manga contou que recebeu R$ 45 mil reais de um grupo de apostadores para levar pelo menos um cartão amarelo durante uma partida. A negociação com os criminosos foi intermediada por Diego Porfírio, ex-companheiro de equipe do atacante.
“Ele [Porfírio] veio até mim no quarto, me chamou para conversar no corredor sobre voltar atrás para eu tomar o cartão amarelo. Veio conversar, eu falei que não queria fazer, não queria, não queria, mas depois acabei aceitando. Falou para mim que o rapaz ia depositar o dinheiro depois do jogo. Fomos para o jogo, aconteceu que eu tomei o cartão amarelo. Depois da partida, ele me comunicou que tinha falado com o pessoal para que pudessem depositar o dinheiro”, confessou
O atacante disse que ficou arrependido de ter participado do esquema e se colocou à disposição para devolver a quantia paga pelos apostadores.
“Eles começaram a insistir, depois no CT e no telefone, para que eu tomasse o amarelo contra o Corinthians, que o valor ia ser dobrado. Nesse caso eu falei que não queria fazer mais, estava muito arrependido pelo que fiz. Estou aqui para deixar bem claro que estou à disposição de vocês para devolver o dinheiro”, finalizou.
O jogador se tornou réu do caso após denúncia feita pelo Ministério Público de Goiás, que conduz as investigações. O advogado de defesa de Alef, Levir Leonardo, acredita que o jogador não será punido com suspensão, como aconteceu com outros atletas julgados pelo envolvimento no esquema de apostas.