Granit Xhaka, meio-campista do Arsenal, mantém-se firme em sua convicção de que Mikel Arteta é o homem certo para levar o clube adiante. As esperanças do Arsenal de conquistar o título da Premier League chegaram ao fim no sábado, quando perderam por 1 a 0 para o Nottingham Forest, o que garantiu o quinto título em seis temporadas ao Manchester City.
Durante 248 dias da temporada, eles lideraram a liga e, em março, tinham uma vantagem de oito pontos sobre o City. Apesar do colapso tardio, a equipe de Arteta tem recebido elogios pelo seu progresso nesta temporada.
Quando perguntado se achava que Arteta era o homem certo para liderar a perseguição ao City, Xhaka respondeu: “Você pode esquecer essa pergunta – ele é mais do que o técnico certo para este time”. Os Gunners tiveram um péssimo desempenho nos últimos oito jogos, vencendo apenas duas vezes, mas Xhaka afirma que esta temporada deve servir como base para o progresso: “Não precisamos esquecer como trabalhamos nos últimos 11 meses”, disse ele.
“Mesmo quando perdemos agora nos últimos dois jogos, é claro que as pessoas veem o que está acontecendo agora, mas não esqueçam dos 11 meses que trabalhamos. Se alguém nos dissesse antes da temporada que estaríamos aqui, acho que todos assinariam. Nosso objetivo era ficar entre os quatro primeiros. Agora estamos em segundo lugar. Claro, quando você está tão perto do título, você quer vencê-lo. “Mas estamos onde estamos, merecemos estar onde estamos, e vamos ver o que acontece na próxima temporada. Temos que dar o próximo passo”.
A vitória do Nottingham Forest garantiu que eles permanecessem na Premier League contra todas as probabilidades em sua primeira temporada de volta. Eles fizeram isso do jeito mais difícil, contratando 30 novos jogadores nas duas janelas de transferências e passando por uma sequência de 11 jogos sem vitória até o final de abril.
No entanto, 10 pontos nos últimos cinco jogos os tiraram da zona de rebaixamento, e o meio-campista Ryan Yates ficou feliz em provar que as pessoas estavam erradas. “É disso que se trata”, disse ele. “Eu experimentei isso muito individualmente, e esta temporada não foi diferente. Isso sempre aconteceria com a quantidade de jogadores contratados e o dinheiro gasto.
“Durante esses períodos difíceis, tivemos que mostrar união e resiliência. “Todo o crédito para o técnico, pois ele realmente incutiu essa crença em nós de que ainda podemos alcançar. Isso é realmente especial. Vamos avançar ainda mais na próxima temporada”.