Uma das grandes estrelas da história do futebol uruguaio e mundial, o craque Luis Suárez comentou pela primeira vez sobre o interesse do Grêmio em sua contratação, no início de novembro. O staff de ‘Luisito’ Suárez foi procurado pela equipe do então candidato à presidência gremista, Alberto Guerra (que posteriormente venceu o pleito), mas recusou por que preferia atuar na Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos, além de manter o foco na Copa do Mundo Catar 2022.
Em entrevista coletiva da seleção do Uruguai nesta quinta-feira, 1º de dezembro, no Catar, o repórter Rodrigo Oliveira, da Rádio Gaúcha, o questionou sobre o assunto, e o atacante de 35 anos agradeceu o reconhecimento do Tricolor Gaúcho e explicou os motivos de não levar adiante a negociação para vir para o futebol brasileiro.
“É lindo saber que reconhecem o trabalho que eu faço dentro de campo. Que um clube como o Grêmio tenha interesse no meu trabalho é muito importante para um jogador como eu. Mas disse que naquele momento eu estava com a minha cabeça focada no Mundial, que não tomaria nenhuma decisão. Eu agradeci (aos dirigentes) pelo carinho que me deram”
Além de estar focado na Copa do Mundo do Catar, Suárez também tinha em mãos uma proposta para jogar a MLS na próxima temporada, inferior ao que ofereceu a atual gestão do Grêmio. Quando tomou posse, o presidente Alberto Guerra revelou a ofertapelo uruguaio e afirmou que o planejamento de vida do jogador era mesmo ir para o futebol dos Estados Unidos.
Suárez rejeitou o Grêmio porque está focado também na disputa da Copa do Mundo
Suárez foi titular na estreia do Uruguai na Copa do Mundo, no empate em 0 a 0 com a Coréia do Sul, mas saiu no segundo tempo para a entrada de Cavani, outro atacante experiente e consagrado da seleção Celeste. Já na segunda partida, na derrota para Portugal, iniciou no banco de reservas e entrou somente na etapa final.
Com apenas um ponto conquistado, a seleção uruguaia vive um momento delicado no Mundial do Catar. É apenas o lanterna do Grupo H e, nesta sexta, precisa vencer a Gana e torcer para os portugueses não perderem. Os dois jogos acontecem ao mesmo tempo, a partir das 12h (horário de Brasília).