Após a polêmica envolvendo manipulação de resultados no futebol brasileiro, o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) solicitou a criação da CPI da Manipulação de Resultados.
Em entrevista a coluna de Demétrui Vecchioli, do UOL, ele diz que ela já foi autorizada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-PI), mas falta ainda ser oficialmente instaurada.
Só que para isso acontecer, a Mesa Diretora precisa indicar quantos nomes cada partido terá possibilidade de participar. Após isso, os líderes partidários indicam os deputados que forem escolhidos. Em seguida, a CPI é instaurada e o presidente é eleito. Como foi o solicitante, Carreras deve ser o relator. Ele solicitou isso antes mesmo da segunda fase da operação Penalidade Máxima que foi revelada nos últimos dias.
O que diz o deputado sobre a CPI
“Quando sugerimos a instauração de uma CPI para investigar o que ainda era especulação, sabíamos das insinuações de que agentes externos estariam agindo para interferir nas partidas. Tivemos casos comprovados na Europa, e o Brasil não está imune”, disse Carreras.
“Precisamos investigar a fundo e punir todos que estão envolvidos nesse esquema. A CPI vai jogar luz nesses fatos para devolver a alegria e a confiança do brasileiro com as partidas de futebol.”