Em confronto direto para escaparem da zona de rebaixamento da Premier League, Leicester e Everton empataram em 2 a 2 no último domingo (01), e o goleiro Pickford protagonizou um dos principais momentos do duelo. Quando o time da casa vencia a partida por 2 a 1, ainda no primeiro tempo, o arqueiro inglês contou com ajuda de uma garrafa para saber onde o adversário iria chutar a cobrança penal.
Nos acréscimos do primeiro tempo, no King Stadium, o árbitro da partida sinalizou a marca da cal a favor do Leicester após o zagueiro do Everton Keane tocar com o braço na bola dentro da área. Camisa 10 do time da casa, Madison se encarregou da cobrança penal, mas não conseguiu converter e viu o goleiro Pickford defender a batida no meio do gol.
Como Pickford não arriscou cair para nenhum dos lados, esse detalhe acabou chamando atenção da transmissão da partida que foi atrás de imagens para ver o que havia influenciado a decisão do arqueiro do Everton. Dessa forma, foi possível perceber que uma garrafa colocada ao lado do gol auxiliava o goleiro com anotações, e uma delas indicava que o jogador adversário batia pênalti 60% das vezes no centro do gol.
Pickford comemorou bastante a defesa e o Everton foi buscar a igualdade no placar no segundo tempo. O empate manteve a equipe na zona de rebaixamento, porém, está apenas um ponto atrás do primeiro time fora da zona da degola, o Leicester, que saiu do Z-3 e caiu o Nottingham Forest.
Briga pela permanência na Premier League
Nesta reta final de Premier League, 10 equipes brigam contra o rebaixamento na competição. Uma vez que matematicamente podem ser rebaixados o Crystal Palace (40 pontos), Chelsea (39), Bournemouth (39), Wolverhampton (37), West Ham (34), Leicester (30) Leeds (30), Nottingham Forest (30), Everton (29) e Southampton (24).