O Santos tem um objetivo muito bem definido no Brasileirão de 2023: escapar do rebaixamento. Essa não é a primeira vez na era dos pontos corridos que a equipe briga para fugir do Z-4.
Em 2008, o Peixe precisou de um gol de Michael Jackson para se livrar da Série B.
Gol salvador do Santos
Após ser vice-campeão brasileiro e semifinalista da Libertadores em 2007, o Santos promoveu algumas trocas em seu elenco no começo de 2008. Começou pelos treinadores, em que Emerson Leão substituiu Vanderlei Luxemburgo, que acertou com o Palmeiras.
Em seguida, o Peixe contratou um pacotão de reforços da América do Sul. Entre os jogadores, estava o atacante equatoriano Michael Jackson Quiñonez.
Apesar das expectativas nas contratações, o que se viu em campo foi um desempenho muito ruim dos estrangeiros. No caso de Quiñonez, o atacante disputou apenas 15 jogos e marcou dois gols.
Porém, um deles é muito lembrado pelo torcedor santista como “o gol que livrou o Santos do rebaixamento”. O tento foi marcado na partida contra o Internacional, pela 35ª rodada do Brasileirão.
Michael Jackson entrou no segundo tempo sob vaias da torcida presente na Vila Belmiro. Até que aos 24 minutos, o atacante arriscou um chute muito estranho, a bola desviou o lateral Gustavo Nery, enganou o goleiro Lauro e morreu no fundo das redes.
O gol garantiu a vitória por um a zero e fez o Peixe abrir seis pontos de diferença para o primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Logo, o gol “salvador” de Michael Jackson manteve vivo o feito da equipe nunca ter sido rebaixada para a Série B do campeonato brasileiro.
Quiñones já se aposentou dos gramados, mas continua envolvido com futebol. Ele frequentemente participa de torneios de futebol de 7 pelo Equador.