Globo se antecipa e tenta comprar o novo Brasileirão

A Globo iniciou negociações com a Libra para a venda dos direitos de TV dos clubes que fazem parte do bloco para o Campeonato Brasileiro a partir de 2025. A informação é do jornalista Rodrigo Mattos, do “UOL Esporte”.

A emissora já vem negociando individualmente com os clubes, mas agora optou por conversar também com representantes do grupo, que é composto por Flamengo, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Grêmio, Atlético-MG e Bahia, entre outras equipes da Série B.

Mattos aponta que a Libra tem o entendimento de que pode negociar com a Globo, apesar de que algumas conversas paralelas entre o canal e os clubes continuam. Ainda assim, caso o bloco aprove um acordo inicial, a proposta ainda passará pelo crivo de um comitê de seus componentes.

É importante lembrar que toda essa negociação não está atrelada ao acordo com o fundo Mubadala. Esse acordo se refere a venda de 20% dos direitos de TV dos clubes e tem até 60 dias para ser concluído.

Além da Globo, a Amazon pode entrar na disputa. Apesar disso, o streaming pode entrar como um sublicenciamento da emissora carioca, nos mesmos moldes da Copa do Brasil.

Por fim, a Libra pode ainda avaliar propostas melhores, caso surjam. Neste momento não há acordo com a Globo, apenas um princípio de negociação.

Os times do bloco possuí um total de 171 partidas da Série A, ou seja, 45%. Por outro lado, o grupo de partidas é composto pelos times com maiores torcidas do país. Dessa forma, a Libra espera ficar com 75% a 90% do ‘bolo’ de TV, segundo Mattos.