Globo prepara demissões após Copa do Mundo 2022

Segundo Alessandro Lo Bianco, colunista do programa “A tarde É Sua”, da RedeTV, a jornalista Fernanda Gentil será demitida da TV Globo após a Copa do Mundo no Catar. Fernanda seria mais uma da leva que a emissora irá fazer após o Mundial.

Além disso, o Grupo Globo registrou R$ 173,8 milhões de prejuízo no ano de 2021, apesar das demissões e do maior controle das despesas. A redução salarial de vários atores, assim como a não renovação de contrato de outros, serão discutidas.

Já tiveram seu contrato suspenso, nomes como Juliana Paes, Antonio Fagundes, Glória Menezes, Miguel Falabella e Letícia Sabatella. Apesar disso, nomes antigos e consagrados como Lima Duarte, Susana Vieira, Adriana Esteves, Fernanda Montenegro, Reginaldo Faria, Irene Ravache, Tony Ramos, Marieta Severo, Renata Sorrah, Glória Pires, Murilo Benício e Flávia Alessandra ainda permanecem.

A mudança da emissora

A emissora pretende pagar os atores e as atrizes apenas quando estiverem a trabalho, ou seja, a história de “exclusividade” dos atores não existe mais. Com isso, eles ficam livres para trabalhar em outras vertentes, como Amazon Prime e Netflix, por exemplo.

A Globo divulgou a seguinte nota, quando procurada pelo blog NaTelinha:

“Em sintonia com o mercado, a Globo vem adotando novas dinâmicas de trabalho com seus talentos. Destacando que a não renovação de um contrato não significa o final de uma parceria. Ao contrário, o novo modelo de gestão de talentos permite que essa parceria seja renovada em muitos outros formatos e projetos futuros.”