Globo passa por situação constrangedora em transmissão da Libertadores

A Globo voltou a transmitir a Copa Libertadores após três anos de ausência na competição. Os direitos de transmissão do torneio continental, nos últimos anos, pertencia ao Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, e o canal da família Marinho conseguiu retomar esses direitos de exibição exclusiva. No entanto, bem diferente da época em que a emissora monopolizava as transmissões das principais competições, o Grupo Globo teve que ir contra suas diretrizes referente à exposição dos patrocinadores.

Para conseguir exibir a Libertadores com exclusividade, a Globo teve que seguir o mesmo padrão que o SBT seguia para a Conmebol ceder e passar ao Grupo Globo os direitos de transmissão do principal torneio da América do Sul.

Na volta da Globo à Libertadores, o canal colocou Luís Roberto para narrar Bolívar x Palmeiras para o estado de São Paulo, substituindo Cléber Machado que foi demitido recentemente. E Gustavo Villani narrou Sporting Cristal x Fluminense pela TV Globo Rio.

E o que se viu foi uma Globo bastante diferente. No seu auge nas transmissões de futebol, a emissora não exibia os patrocinadores das competições, apenas seus parceiros, evitando um conflito com as marcas. Portanto, ao contrário de outrora, logo na abertura, o canal teve que exibir a vinheta oficial e patrocinadores da competição: Amstel e SportingBet, assim como ocorria nos tempos de SBT.

Vale ressaltar que SportingBet é concorrente da Esportes da Sorte, a qual comprou umas das cotas do plano publicitário lançado pelo Grupo Globo para a exibição da Copa Libertadores. Além disso, a emissora tem parceria com outra patrocinadora do segmento de apostas esportivas, porém, por obrigatoriedade, teve que exibir outra marca.

Contrato da Globo com a Esportes da Sorte

O plano publicitário celebrado entre a Globo e a Esportes da Sorte visa a exposição da marca nos intervalos e em vinhetas nas transmissões durante os jogos da Libertadores exibidos no canal, além de banners e presença nas plataformas digitais, por meio do ge.com.

“O objetivo da Esportes da Sorte é se unir aos melhores e ser uma das patrocinadoras da Globo junto a uma das principais competições do planeta, que é a Copa Libertadores. Isso nos coloca ainda mais neste patamar de confiança, credibilidade e transparência”, comemorou Darwin Filho, CEO da Esportes da Sorte, ao firmar parceria com a Globo.