A Globo fez uma proposta para adquirir os direitos de transmissão da Champions League a partir da temporada 2024/2025. A Team, empresa responsável pela comercialização dos direitos, esteve no Brasil para receber propostas.
O SBT, atual detentor dos direitos para TV aberta, também apresentou uma proposta para renovação dos direitos. No total, cinco empresas fizeram propostas pela Champions: Globo, SBT, Warner Bros. Discovery, Disney e Paramount.
Detalhes das propostas
A Globo fez uma proposta tanto para os pacotes de TV aberta como para fechada. Apesar de conservadora, pois tem foco no futebol brasileiro, a emissora tem a intenção de alavancar o SportTV com a Champions.
Segundo fontes, o SBT elaborou uma proposta mais animadora, mas tem a possibilidade de perder os direitos ou ter que dividir as partidas com a Globo. Isso ocorre em função do novo modelo de negociação dos jogos.
Em vez de negociar os jogos por plataforma, os pacotes passaram a ser comercializados por dia de jogos (terça e quarta). Por exemplo: se a Globo comprar os jogos de quarta-feira, o SBT só poderá exibir as partidas de terça-feira e vice-versa. A nova regra também estabelece que a emissora só pode comprar um dos pacotes.
Entretanto, quem lidera a disputa pela compra dos pacotes é a Warner. Detentora dos direitos desde a temporada 2015/2016, a empresa exibe o campeonato na TNT e HBO Max (TV fechada e streaming).
Não há informações sobre a negociação com a Paramount, que recentemente adquiriu um pacote de transmissão para a Libertadores. Por fim, a proposta da ESPN, canal do grupo Disney, foi considerada “a mais fraca” de todas.
A ideia da Team com as negociações é aumentar o lucro em, pelo menos, 50%. Atualmente, somando todos os contratos fechados para transmissões no Brasil, a Uefa arrecada cerca de 150 milhões de dólares.