Recentemente foi divulgado que a rede Globo tentou a contratação do renomado jornalista Mauro Cezar Pereira. Segundo as informações inicias, antes mesmo do fim de sua parceria com a Disney em dezembro de 2020, a gigante emissora já manifestava interesse no trabalho do blogueiro de esportes do UOL. Este acontecimento foi ofuscado, porém, devido a divergências na proposta oferecida.
O interesse pela contratação de Mauro Cezar vinha em grande parte da intenção de ter o jornalista como comentarista-chave em programas esportivos. Uma das principais plataformas na qual ele estaria escalado seria no “Seleção” no SporTV, cujo comandante é André Rizek. Entretanto, mesmo com toda a expectativa, o acordo acabou não se concluindo.
O acordo não chegou a ser formalizado devido a alguns impasses. Dentre os principais, destaca-se que Mauro Cezar, já conhecido pela sua participação ativa em outras plataformas como o YouTube, onde conta com mais de 560 mil inscritos, não estava disposto a abrir mão desses trabalhos.
A emissora, por sua vez, enfrentava obstáculos junto ao departamento de Recursos Humanos, que se mostrava relutante em permitir uma participação não-exclusiva por parte de Mauro, pois o mesmo seria utilizado em programas e eventos incessantemente.
Desistiu pelo YouTube?
De frente ao modelo de exclusividade proposto, o jornalista acabou declinando a oferta e optando por prosseguir com suas atividades em outros ambientes. Em nota, Mauro confirmou que realmente as conversas existiram, no entanto, as propostas da emissora não combinavam com suas atuais atividades e seus projetos profissionais.
No lugar inicialmente planejado para Mauro Cezar, a Globo acabou conseguindo fechar um acordo no mesmo período com Carlos Eduardo Mansur, colunista do Jornal O Globo. Com este novo acordo, Mansur sairá da reportagem, mantendo-se apenas em suas colunas nas segundas-feiras e sextas-feiras.
Este caso oferece uma visão da valorização do trabalho do jornalista, especialmente em grandes corporações. No entanto, a decisão corajosa de Mauro Cezar Pereira de manter sua autonomia reafirma a importância da liberdade profissional, mesmo em meio a grandes oportunidades.