Com o fim da temporada do futebol brasileiro, não são apenas jogadores que recebem prêmios individuais. Os comentaristas que atuam na cobertura esportiva também são premiados.
Nessa premiação, a Rede Globo deixou de contar com o melhor comentarista esportivo de 2023 no seu time de esportes para este ano.
Melhor comentarista do Brasil
Após votação que envolveu 43 jogadores do Brasileirão, o ex-meia Pedrinho foi escolhido o melhor comentarista esportivo de 2023 com 32,5% dos votos. Ele deixou a Globo em setembro para se candidatar — e depois vencer — a eleição para presidente do Vasco.
Logo atrás de Pedrinho veio o ex-atacante Caio Ribeiro e completando o pódio o jornalista Alexandre Lozetti. Outros dois ex-jogadores citados foram os ex-meias Ricardinho e Richarlyson.
Pedrinho também havia faturado o prêmio da temporada de 2022, com 62% dos votos. O pódio foi completado pelos ex-jogadores Grafite e, novamente, Ricardinho, que tiveram 9% cada da preferência dos atletas participantes da eleição.
Um detalhe curioso é que todos os candidatos mais bem votados pelos jogadores trabalham na Globo. Além disso, a maioria é ex-jogador de futebol.
Isso explica o fato de que nunca, na história do prêmio, um jornalista de formação conseguiu ser eleito o melhor comentarista da temporada pelos jogadores. Será que, com a ausência de Pedrinho para se dedicar à gestão do Vasco, os jornalistas conseguirão tirar o prêmio dos “boleiros” neste ano?