A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adotou novas datas para as janelas de transferências da próxima temporada. A entidade deu aos clubes mais tempo para registrar atletas na segunda parte da temporada. A informação é o jornalista Rodrigo Mattos, do “UOL Esporte”.
Nesta temporada, a primeira janela aconteceu entre 11 de janeiro e 4 de março, já a segunda foi de 3 de julho a 2 de agosto. Ou seja, o tempo era de montar equipes para o Campeonato Brasileiro e fazer pequenos ajustes na metade do ano.
Já para 2024 a situação vai ser um pouco diferente. No início será de 11 de janeiro a 7 de março, a mudança está mesmo na segunda janela, que será de 10 de julho a 2 de setembro, um tempo maior para as equipes fazerem ajustes.
Outra alteração feita pela CBF é entre os Estaduais e o Brasileirão. Serão 15 dias apenas para contratações nacionais. Isso permite que atletas possam se transferir para uma equipe que esteja disputando alguma divisão nacional.
Toda essa nova articulação dos períodos de transferências acontece por causa da Fifa, que adotou as novas medidas em seu regulamento. Outro motivo para a CBF seguir essas mudanças se dá para adotar o mesmo padrão da Europa.
Anteriormente, clubes brasileiros podiam perder um jogador para o exterior e não teriam como repor, já que a janela no Brasil estava fechada. Agora, com a mudança, isso é possível. A questão já era uma pedida das equipes, mas as alterações não vêm decorrência disso.