Duas paixões mundo afora são: futebol e automobilismo. Agora imagine uma parceria entre ambas? É isso que aconteceu entre o Tottenham, da Inglaterra, um gigante europeu, e a Fórmula 1, principal marca do automobilismo mundial. As partes firmaram uma parceria de 15 anos, que incluirá a construção de um kartódromo embaixo da arquibancada sul do seu estádio, no norte de Londres, e faz parte de uma operação mais ampla para promover formação profissional e aumentar a diversidade na categoria máxima do automobilismo.
O kartódromo terá dois objetivos paralelos: mais uma atração para o estádio do Tottenham, que custou £ 1 bilhão e organiza eventos como lutas de boxe, jogos de NFL e de rúgbi, e ser um ponto de contato da Fórmula 1 em Londres para jovens interessados no esporte, como torcedores, para praticá-lo profissionalmente ou mesmo envolver-se em engenharia e desenvolvimento de software.
“A experiência de karting será o ponto focal de uma parceria de longo prazo entre o clube e a F1, que buscará criar aprendizado e oportunidades de carreira para jovens locais e levar mais diversidade para a indústria do esporte a motor, especialmente para mulheres e grupos sub-representados. Também dará à Fórmula 1 um ponto de contato em Londres para crescer sua base de torcedores ao redor do mundo”, disse os Spurs, em nota oficial.
“Um programa de academia de pilotos ampliará o pool de talentos e ajudará a identificar a próxima geração de pilotos de Fórmula 1. O clube e a F1 também fornecerão atividades educacionais para escala para relacionar com jovens locais com o esporte a motor e apresentar oportunidades de carreira e trajetórias em áreas como engenharia e desenvolvimento de software”, completou.
Parceria entre gigante europeu e Fórmula 1 é inédita
Segundo o Tottenham, será o primeiro kartódromo elétrico em um estádio e o maior circuito indoor de Londres. Haverá pistas para adultos e jovens, credenciadas pela Associação Nacional de Karting, o que significa que as instalações podem ser usadas no futuro para campeonatos da categoria.
“Continuamos a fazer nosso esporte crescer ao redor do mundo e fazer uma parceria com marcas mundialmente renomadas como o Tottenham nos permite levar a Fórmula 1 e o esporte a motor a um público novo e diverso. Nossas marcas compartilham a visão de criar oportunidades de carreira, promover diversidade e inclusão, como a recentemente anunciada Academia da F1, e comandar sustentabilidade ambiental”, disse o CEO da F1, Stefano Domenicali.
O Tottenham e a Fórmula 1 também colaborarão em iniciativas que promovem responsabilidade ambiental. “Desde a construção do estádio, nossa ambição sempre foi ver o quanto poderíamos oferecer de experiências de primeira linha que atraem pessoas do mundo inteiro o ano todo. Estamos muito empolgados com o que essa parceria de longo prazo com a F1 trará para nossas comunidades local, nacional e global”, encerrou Daniel Levy, presidente do Tottenham.