O Mundial de Clubes da FIFA pode ter um novo campeão caso o Barcelona seja punido no caso que envolve supostos pagamentos a Enrique Negreira, ex-chefe da comissão de arbitragem da Espanha. O clube catalão pode ter seus títulos retirados e, com isso, o Santos herdaria a edição de 2011, quando foi derrotado pelos espanhóis na grande final.
No último dia 17, em assembleia extraordinária com representantes de La Liga e os demais clubes participantes da competição, o Barcelona até tentou se explicar, mas os argumentos não foram totalmente convincentes para quem estava lá.
“Não vamos fazer um interrogatório com o Barcelona. O clube defendeu que os pagamentos a Negreira não eram para influenciar na arbitragem. Os clubes também se manifestaram, não é um tema só do Tebas, é da liga. A maioria dos clubes disse que não esclareceu nada. O debate foi educado. Não convenceu a mim e aos clubes. Não consideramos que ficaram claras as explicações“, afirmou Javier Tebas, presidente de La Liga.
Apesar de não acreditar na compra de árbitros por parte do Barcelona, Tebas entende que, se houve qualquer tipo de influência, é algo muito grave e que deve ser punido.
“Não acredito que o Barcelona comprasse árbitros. O que acreditamos é que esses pagamentos, há indícios, pelo menos queriam influenciar em algo. Só pela intenção de influenciar pode ser uma conduta passível de punição. Uma conduta muito grave“, destacou na última semana.
Vale lembrar que a UEFA também está investigando o clube espanhol pelo mesmo caso. Se houver provas suficientes de que os pagamentos a Negreira foram para influenciar em resultados de jogos, o Barça pode ser excluído de competições, rebaixado e até ter seus títulos retirados pelas entidades, fazendo com que outras equipes herdassem suas conquistas, no caso o Mundial de Clubes da FIFA de 2011, iria para o Santos.