Já na reta final da temporada de 2023, a Inglaterra volta seu foco à Euro 2024, com a classificação já em mãos. Mesmo com a certeza sobre o seu destino, o futuro do técnico Gareth Southgate ainda parece definido, especialmente pensando na participação do torneio na Alemanha. Com alguns desafios dentro e fora dos gramados, algumas possibilidades passam a surgir.
Ao lado da Inglaterra por oito anos, o treinador possui um trabalho sólido e evidente, sendo extremamente importante nas escalações e formações do elenco. No entanto, desta vez, tem as atuações questionadas, algo que pode proporcionar uma rachadura nas relações. Mesmo com a grande oportunidade de buscar uma nova taça, Southgate pode ficar de fora dos compromissos.
Southgate pode ser avaliado principalmente em classificação de torneios e na campanha geral da Inglaterra nessas oportunidades, considerando os períodos de baixas. Contudo, as atuações e os resultados insuficientes, completamente distantes do esperado desde o início da temporada 2023/24, geram preocupações e manifestações de parte da torcida.
Atuações da Inglaterra deixam a desejar
Vale ressaltar que há poucos jogos entre o atual momento e a Euro 2024, algo que pode proporcionar um curto tempo de preparação. Os resultados pareciam ainda pior à caminho da Copa do Mundo de 2022, em atuação na Nations League, garantindo atuações completamente distintas do esperado, algo que certamente influenciou em uma eliminação precoce, ainda nas quartas de final.
Desde o mês de setembro, a Inglaterra conquistou um empate com Ucrânia e Macedônia do Norte, longe de seus domínios, além de ter conquistado vitórias pouco atrativas, contra Austrália e Malta, em Wembley. Southgate possui um grande diferencial em tirar o melhor de seus atletas, no entanto, não tem conseguido alcançar o mesmo desempenho do passado.