Mais uma vez o futebol brasileiro domina o cenário continental e consegue uma façanha gigantesca, garantindo um finalista na Libertadores e na Sul-americana. Essa é apenas a quinta vez na história que o Brasil consegue ter uma semifinal da Sula com dois times do país, sendo curiosamente todas a partir de 2010, confira como foram:
- 2023 – Corinthians x Fortaleza
– Ainda não aconteceu
- 2022 – Atlético-GO x São Paulo
– São Paulo avançou e perdeu a final para o Independiente del Valle-EQU
- 2018 – Athletico-PR x Fluminense
– Athletico-PR avançou e foi campeão contra o Junior Barranquilla-COL
- 2013 – São Paulo x Ponte Preta
– Ponte Preta avançou e perdeu a final para o Lanús-ARG
- 2010 – Goiás x Palmeiras
– Goiás avançou e perdeu a final para o Independiente-ARG
O retrospecto não é bom para os times brasileiros nessas situações, sendo apenas o Athletico-PR o único time a conseguir avançar de fase na competição. A edição de 2023 terá Corinthians e Fortaleza como fortes candidatos para a final, seja quem passar. Isso porque ambas as equipes veem como melhor chance a conquista do torneio para chegar à Libertadores de 2024.
Libertadores também tem semifinal brasileira
Assim como na Sul-americana, os brasileiros também dominam a Libertadores, com uma semifinal só de brasileiros e outra com um brasileiro, podendo se repetir uma final com clubes do Brasil, como vem sendo desde 2020. Além disso, a taça vem ficando no país desde 2019, se revesando entre Palmeiras e Flamengo e novamente o alviverde pode faturar o prêmio.
De um lado Inter e Fluminense brigam por uma vaga na final e de outro o Palmeiras encara o Boca Juniors, para manter a sua hegemonia na competição.