Na última quinta-feira (30), o Fortaleza surpreendeu em mais um momento na temporada, e superou o Red Bull Bragantino em Bragança Paulista, com uma vitória em 2 a 1. O resultado positivo da 36ª rodada do Campeonato, confirmou a permanência definitiva do Leão na Série A de 2024. Mesmo entre altos e baixos, o clube também atinge uma importante marca em sua história.
O Fortaleza será o primeiro time do Nordeste a jogar seis vezes seguidas na Série A do Campeonato Brsileiro por pontos corridos, que contou com a primeira edição em 2003. Vale ressaltar que quatro equipes estavam empatas no quesito: Sport, entre 2014 e 2018, o Bahia, entre 2017 e 2021, o Ceará, entre 2018 e 2022, e o Fortaleza, entre 2019 e 2023.
As equipes disputaram o Campeonato Brasileiro por pontos corridos por cinco temporadas consecutivas. No entanto, desconsiderando o Fortaleza, que segue na Primeira Divisão, as outras três equipes foram rebaixadas à Série B na quinta participação, algo decepcionante aos torcedores. O Leão perde a porcentagem de queda justamente contra o forte Red Bull Bragantino.
Fortaleza busca nova oportunidade na Copa Sul-Americana
Com o triunfo, o Fortaleza alcançou os 48 pontos, agora ocupando a 11ª posição. O clube iniciou o Campeonato Brasileiro de 2023 de maneira satisfatória, alcançando até mesmo o G6. No entanto, o Leão acabou apresentando uma queda de rendimento, completando nove compromissos sem nenhuma vitória. No entanto, a sequência negativa terminou na última quinta.
Além de garantir a vaga para a Série A, o Fortaleza deixa encaminhada a classificação para a Copa Sul-Americana de 2024, objetivo da equipe que alcançou a final do torneio em 2023. O resultado não foi como o esperado, no entanto, o clube poderá ter a oportunidade de disputar em mais um momento, mesmo que não some mais pontos nos dois últimos compromissos.