Fortaleza resolveu apelar pra justiça comum e acabou EXCLUÍDO de competição
O Fortaleza é o maior campeão cearense, vivendo hoje o melhor momento de sua história, mas há pouco tempo atrás a história era completamente diferente para o Leão do Pici. O time amargava uma seca de muitos anos na Série C e ainda por cima chegou a ser rebaixado no Campeonato Estadual em 2015, por decisão da Federação.
tudo começou quando o clube ingressou com uma ação na Justiça Comum pedindo o reconhecimento do título estadual de 2002, que pertence ao Ceará, por conta de uma possível escalação irregular do atacante costarriquenho David Madrigal.
Por ter recorrido à Justiça Comum, antes de se esgotar as esferas desportivas, o clube foi julgado no Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará que estabeleceu a pena de rebaixamento, além de uma multa estabelecida ao clube. Confira a sentença completa:
“Por maioria de votos, a equipe Fortaleza Esporte Clube, agremiação profissional, foi excluída do Campeonato Cearense Série A 2015, retornando no Campeonato Cearense Série B 2016, mais o pagamento de multa de R$ 50 mil por infração ao artigo 231 do CBJD, sendo fixado prazo de sete dias para cumprimento da obrigação. Devendo a equipe da Associação Desportiva Recreativa e Cultural Icasa ser declarada finalista do Campeonato Cearense Série A 2015. Que seja oficiado o departamento de Competições da Federação Cearense de Futebol sobre o resultado deste julgamento”.
Na época, o clube recebeu defesa por parte do presidente Jorge Mota e do vice-presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Desidério.