O Fortaleza é uma das equipes que vive a maior crescente no futebol brasileiro. No último sábado (23), sócios do clube aprovaram a mudança no estatuto para o clube virar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol). No entanto, o Leão do Pici não almeja os clubes brasileiros que seguiram o mesmo caminho como exemplos.
O Leão do Pici inspirou seu modelo de SAF no Bayern de Munique, da Alemanha. Ou seja, o clube não venderá ações neste momento, evitnado perder o controle do futebol. A associação do clube permanece detentora de ativos imobiliários e receberá uma compensação da SAF pelo uso do CT Ribamar Bezerra, Centro de Excelência e outras instalações.
A SAF do Fortaleza terá benefícios como facilitar investimentos e empréstimos usando suas ações como garantia. Isso fortalecerá a governança corporativa, gestão empresarial, auditoria e conformidade.
Essas medidas visam tornar o clube mais atrativo para investidores e competitivo em relação a outras SAFs já estabelecidas. Além disso, a criação do cargo de CEO supervisionará o futebol profissional, a base e o futebol feminino, com metas e remuneração definidas.
No momento, o Fortaleza se encontra na oitava colocação do Campeonato Brasileiro. O Leão do Pici entra em campo nesta terça-feira (26), pelo jogo de ida das semifinais da Sul-Americana, contra o Corinthians. O duelo será realizado na Neo Quimica Arena.