Fortaleza é notificado pela Conmebol e pode ser obrigado a pular fora na Libertadores
O Fortaleza recebeu uma informação que pode atrapalhar os planos da equipe na disputa da Copa Libertadores deste ano. Acontece que, de acordo com informações do jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, o clube da capital cearense recebeu uma advertência da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) por conta do estado do gramado do Castelão.
Tal notificação veio após a vitória do Leão do Pici contra o Boca Juniors pelo placar de 4 a 2 em jogo válido pela fase de grupos da Copa Sul-Americana do ano passado. Segundo a entidade esportiva, engenheiros agrônomos fizeram um estudo do gramado e determinaram que ele não tinha condições ideais de receber partidas de futebol. Tal medida poderia fazer com que o clube procurasse outro estádio para mandar suas partidas na competição.
Entretanto, isso não deve acontecer. Isso porque, após a notificação, o Fortaleza teve um prazo de 20 dias para solucionar os problemas do gramado ou indicar um novo estádio para a realização das partidas, sendo que nenhum dos dois foi feito. Tanto o Fortaleza quanto seu rival Ceará continuaram mandando jogos no Castelão e o gramado continuou sem condições de receber jogos. Vale ressaltar que a equipe de Juan Pablo Vojvoda enfrentou o Boca no dia 25 de abril do ano passado.
Fortaleza voltará a disputar a Libertadores
Confirmando o seu crescimento e se solidificando como um dos grandes clubes do futebol nacional, o Fortaleza garantiu a vaga para disputar a sua terceira Copa Libertadores da história ao terminar o Campeonato Brasileiro de 2024 na 4ª colocação. O clube cearense, inclusive, garantiu a melhor campanha de clubes nordestinos na competição de pontos corridos, ao conquistar 68 pontos.
O Fortaleza disputou a maior competição de clubes do continente pela primeira vez em 2022, quando chegou até as oitavas de final e caiu para o Estudiantes após derrota por 4 a 1 no placar agregado. No ano seguinte, o Leão disputou a Pré-Libertadores, mas ficou sem vaga na fase de grupos ao ser derrotado pelo Cerro Porteño por 3 a 1 no agregado. Agora, o clube aguarda a definição do sorteio da fase de grupos para conhecer seus adversários este ano.