Na semana para a grande final da Sul-Americana, Fortaleza e LDU vivem situações parecidas em relação a seus compromissos nos campeonatos nacionais. As duas equipes enfrentam partidas adiadas, o que altera a preparação para o duelo.
O Leão do Pici teve seu duelo diante do Botafogo, que aconteceria nesta terça-feira (24) adiado. O time carioca enfrentou o Athletico-PR no sábado, mas a partida só foi encerrada no domingo por quedas de luz no Nilton Santos. Com isso, a CBF decidiu adiar a partida por não haver tempo hábil entre os jogos.
Apesar disso, o time Alvinegro quer jogar na data marcada anteriormente e acionou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para isso. O órgão ainda não informou sua decisão.
Já a LDU enfrentaria o Emelec, no clássico, válido pelo Campeonato Equatoriano no último domingo (22). Apesar disso, o jogo foi adiado em decorrência das fortes chuvas que atingem Quito no final de semana. Dessa forma, a LigaPro, que organiza o torneio, remarcou para esta segunda-feira (23).
A situação atingiu as equipes de formas diferentes. Para o time brasileiro, o adiamento é algo positivo, já que ganhou mais um dia para se preparar para o confronto. Já a equipe equatoriana foi prejudicada e perdeu um dia de trabalho para a final.
Houve, inclusive, reclamações quanto ao horário da partida, já que a LigaPro marcou para as 14h de Brasília (12h em Quito). O Emelec tentou repassar o duelo para as 19h do horário local (21h em Brasília), mas o Miguel Ángel Loor, presidente da entidade, afirmou que, por questões da detentora dos direitos de transmissão a partida não pode ocorrer no mesmo horário de Universidad Católica e Delfin, que também se enfrentam nesta segunda.
Fortaleza e LDU se enfrentam no próximo sábado (28), às 17h (de Brasília), no Estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai.