Fortaleza assumiu a liderança e se tornou o melhor time do Brasil
É inegável que o Fortaleza teve mais uma sólida campanha no Campeonato Brasileiro. Sob comando do argentino Juan Pablo Vojvoda, o Leão terminou a competição na quarta colocação com 68 pontos e, mais uma vez, conquistou uma vaga direta na Copa Libertadores. Mas o que mais chamou atenção foi o desempenho conquistado pelo Fortaleza jogando em seus domínios.
Na Arena Castelão, o Leão do Pici se mostrou extremamente dominante e conquistou 47 de 65 pontos possíveis jogando em casa. Ao todo, foram 14 vitórias e cinco empates, sendo a única equipe a não perder uma partida sequer como mandante. Tal desempenho fez com que o Fortaleza assumisse a liderança do ranking das equipes com melhor desempenho em casa, ultrapassando o então líder São Paulo por cinco pontos.
A torcida do Leão se mostrou essencial para este bom desempenho como mandante no Campeonato Brasileiro. Lotando as arquibancadas do Castelão, os torcedores conseguiram empurrar a equipe em todas as partidas, ajudando o Fortaleza a conquistar resultados importantes, como uma vitória por 3×0 sob o Palmeiras, além do triunfo com o mesmo placar diante do Internacional na última rodada da competição.
Fortaleza fecha temporada com chave de ouro
O Leão do Pici superou as expectativas de muita gente e chegou até mesmo a lutar pelo título do Campeonato Brasileiro em determinado momento. Os jogos em casa foram cruciais para mais uma grande campanha, a melhor da história dos clubes nordestinos na era de pontos corridos na competição. Jogando em casa, o Fortaleza teve médias de 1,6 gols marcados por partida.
Além de um ataque bastante efetivo, a defesa demonstrou uma solidez fora do normal. Nas 19 partidas, a equipe de Vojvoda foi vazada em apenas oito partidas, o que significa 11 jogos sem sofrer gols. Na temporada, além do quarto lugar no Brasileiro, o Leão conquistou o título da Copa do Nordeste e foi vice-campeão do Campeonato Cearense.