Sob o comando de Fernando Diniz, o Fluminense não terá vida fácil na fase de grupos da Libertadores. O conjunto carioca está no Grupo D da competição da Conmebol e terá que superar os líderes dos campeonatos argentino, boliviano e peruano (River Plate, The Strongest e Sporting Crisal, respectivamente) para avançar na busca pela “Glória Eterna”.
Em sorteio realizado pela Conmebol na noite da última segunda-feira (27), na sede da entidade em Luque, no Paraguai, o Flu tomou conhecimento de seus adversários do Grupo D da Copa Libertadores.
A equipe comandada por Diniz, está nas fases finais do Campeonato Carioca, e duelará com equipes que comandam seus respectivos campeonatos nacionais até o momento. Cenário que pode fazer com que o Flu esteja em um dos grupos mais difícil do torneio.
O River Plate lidera o Campeonato Argentino, com 18 pontos em apenas 8 jogos disputados. Cabe destacar que a equipe de Buenos Aires conta com o retorno de Nacho Fernández, que estava no futebol brasileiro vestindo a camisa do Atlético-MG. Além do meia, os argentinos contam com Nicolás de la Cruz e o experiente arqueiro Franco Armani – campeão da última Copa do Mundo com a Argentina, no Catar – como seus principais destaques.
No histórico do confronto, o Fluminense leva a melhor. São seis jogos, com duas vitórias, três empates e apenas uma derrota para o lado tricolor. Mas hoje, o River conta com o maior estádio da América do Sul: o Monumental de Núñez, o que pode pesar no fator torcida. Após reforma, o estádio da equipe argentina conta com capacidade para mais de 83 lugares.
O The Strongest, por sua vez, segue mais ou menos o mesmo roteiro do River Plate na temporada. A equipe lidera o Campeonato Boliviano, com 16 pontos, e segue invicto na competição local. São 5 vitórias e 1 empate nas 6 primeiras partidas da temporada.
Fluminense e The Strongest nunca se enfrentaram na história. E equipe boliviana, embora sua melhor participação na Libertadores tenha sido chegar às oitavas de final do torneio em 1990, 1994, 2014 e 2017, é o segundo maior campeão da Bolívia, com 16 títulos.
O principal destaque da equipe de La Paz é o argentino Enrique Triverio. O atacante, de 35 anos, é o artilheiro do campeonato local, com 4 gols em 4 duelos disputados.
O último integrante do Grupo D é o Sporting Cristal. A equipe peruana se classificou à fase de grupos da competição via pré-Libertadores, e conta com técnico e jogadores brasileiros.
Ex-técnico do Grêmio, Athletico-PR e Corinthians, Tiago Nunes é o comandante do Sporting Cristal, e seu plantel, conta com os compatriotas Ignácio, ex-zagueiro do Bahia e Chapecoense, e Brenner, ex-atacante do Internacional e Botafogo.
A equipe de Tiago Nunes é um dos líderes do Campeonato Peruano, estando na segunda colocação com 15 pontos. São 4 vitórias e 3 empates em 7 jogos até aqui. E o principal jogador do time é o Irven Ávila, que anotou 4 tentos em 8 jogos na temporada.