Fluminense e Grêmio fecharam negócio que ninguém esperava
O futebol brasileiro se desdobra em diversas situações curiosas, no entanto, na maioria das vezes, é quase um roteiro pronto. O grande exemplo está na movimentação feita por Grêmio e Fluminense. Poucos dias depois de o clube gaúcho anunciar a saída de Renato Portaluppi, ele foi confirmado como o novo técnico da equipe carioca. O Flu, assim, havia demitido Mano Menezes semanas antes.
O técnico dispensado pelo Fluminense voltou justamente ao comando do Grêmio, uma troca já esperada por parte dos torcedores. De volta para sua sétima passagem pelas Laranjeiras, Renato Gaúcho reassume o time após quase uma década distante. Nesse tempo, virou lenda viva no Grêmio, acumulando taças e idolatria.
Agora, quem retorna ao sul é Mano Menezes, quase 20 anos depois, para tentar recolocar o clube nos trilhos. Renato chega com credenciais de peso: campeão da Copa do Brasil em 2007, vice da Copa Libertadores da América em 2008 e protagonista eterno do “gol de barriga” de 1995, que até hoje provoca sorrisos no torcedor tricolor.
Grêmio projeta novo caminho de títulos
Aquele histórico gol, aliás, aconteceu justamente no ano do centenário do maior rival, que mesmo com um elenco de medalhões terminou a temporada zerado. Do lado do Grêmio, o retorno de Mano Menezes traz à memória momentos emblemáticos. Foi ele quem comandou o time na épica “Batalha dos Aflitos” em 2005, garantindo o acesso à elite nacional.
Depois, levou o clube ao bicampeonato estadual (2006 e 2007), antes de seguir carreira no Corinthians e alcançar a Seleção Brasileira. Agora, de volta ao Tricolor gaúcho, Mano terá a tarefa nada simples de apagar as frustrações recentes, entre elas, o vice no Gauchão para o rival Inter, e reconstruir o caminho dos títulos.