Ao final desta temporada, o Flamengo terá que avaliar a situação de ao menos dez jogadores.
Bruno Henrique, David Luiz, Everton Ribeiro, Filipe Luís, Matheus Cunha, Rodrigo Caio, Arturo Vidal e Guillermo Varela tem contrato até o final da temporada. Com isso, todos eles podem sair caso não acertem uma renovação com o Flamengo.
Além deles, mais dois são cotados para sair da equipe rubro-negra, o goleiro Santos, que perdeu espaço para Matheus Cunha e Pablo que não vem sendo utilizado.
Cada um deles tem uma situação diferente, mas os que tem a situação mais clara são: Filipe Luís, Rodrigo Caio e Arturo Vidal. É improvável que o Flamengo vá atrás de uma renovação com os três.
Com David Luiz, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Varela, o Flamengo quer analisar o desempenho deles até o final da temporada. David tem gatilhos que obrigam a renovação caso ele cumpra metas. Varela como está por empréstimo precisaria se provar mais para fazer com que o Flamengo enxergasse a necessidade de contratá-lo em definitivo.
Todavia, o Flamengo tem grande cautela na análise dos casos. A equipe rubro-negra não tem pressa e acredita que pode tumultuar o ambiente caso trate desses assuntos com as competições em andamento.
Matheus Cunha com seu bom desempenho e conquista de Sampaoli tem tudo para ser uma das prioridades da diretoria.
Outros dois do Flamengo
Pablo e Santos não vem jogando, mas seus contratos não vão se encerrar ainda. O Flamengo trata ambos como negociáveis. Em caso de boas propostas, serão vendidos.