Além de planejar a contratação de reforços para qualificar o elenco, uma das prioridades da diretoria do Flamengo para a temporada 2023 é garantir a renovação de contrato do técnico Dorival Júnior, considerado peça-chave nas conquistas mais recentes da equipe rubro-negra.
Após um início de ano muito abaixo do esperado, em que o Flamengo perdeu o Campeonato Carioca para o Fluminense e patinava no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, Dorival Júnior chegou para o lugar do criticado Paulo Souza e rapidamente mudou a realidade da equipe.
Dorival Júnior recuperou jogadores que antes estavam em baixa, acertou o ataque com Pedro e Gabigol – algo até então rechaçado por outros treinadores que passaram pelo Mengão – e devolveu ao torcedor rubro-negro aquele sentimento de 2019, ano mágico em que o Flamengo brilhou sob o comando do português Jorge Jesus.
Seleção Brasileira pode ser o único “obstáculo” entre Dorival Júnior e a renovação com o Flamengo
A boa notícia é que tanto Dorival Júnior quanto a diretoria do Flamengo já demonstraram o interesse na renovação de contrato. Adaptado ao clube, querido por jogadores, membros da comissão técnica, funcionários do clube e torcedores, também conta com a confiança da diretoria.
No entanto, a confirmação da continuidade do trabalho só deverá ser feita após a decisão da CBF na escolha do sucessor de Tite após a Copa do Mundo Catar 2022 – o atual comandante do Brasil já havia anunciado em fevereiro que deixará a seleção após a disputa do Mundial, seja qual for o resultado. E o atual comandante rubro-negro é apontado como um dos favoritos ao cargo.
Flamengo segue ativo no mercado
Além de Dorival Júnior, o Flamengo também tem avançadas as tratativas para a renovação e contrato do zagueiro David Luiz. Na semana passada, o clube já havia anunciado a renovação de outro jogador experiente, o lateral esquerdo Filipe Luís, que assinou até o fim de 2023.
O rubro-negro tenta também a compra do lateral esquerdo Ayrton Lucas, que estava emprestado pelo Spartak Moscow até dezembro deste ano.
Paralelamente, o Flamengo negocia o retorno do volante Gerson, que está no Olympique de Marseille, mas a diretoria tem encontrado dificuldades para se chegar a um denominador comum sobre os valores com os franceses.