O Brasileirão é uma das competições mais queridas do torcedor e é ainda mais para quem torce para o Flamengo, Fluminense, Santos e São Paulo, que são os únicos clubes que desde o início da era dos pontos corridos, disputa a elite nacional. Além disso, todos esses foram campeões pelo menos uma vez da Série A.
O Santos foi campeão apenas uma vez desde a mudança do formato de disputa, conqusitando em 2004, com Diego e Robinho o Brasileirão. Já o São Paulo enfileirou três conquistas em sequência: 2006, 2007 e 2008, e não conseguiu vencer novamente. O Flamengo dentre os 4 foi o que venceu mais recentemente, colecionando o bicampeonato em 2019 e 2020, além de vence em 2009. O Fluminense venceu por duas edições, em 2010 e em 2012.
Outra curiosidade interessante a respeito desses clubes é que à exceção do Fluminense, que foi rebaixado em 1998, os outros três clubes citados sequer já jogaram a segunda divisão nacional. O Tricolor ficou muito perto de cair em 2009, conseguindo uma recuperação incrível sob o comando de Fred, mas nos pontos corridos, nunca foi rebaixado.
Em 2023, a situação do quarteto é considerável, sendo o Santos o time com mais dificuldade no campeonato, estando na 15ª posição brigando contra a zona do rebaixamento. Já o São Paulo que está com foco nas Copas, do Brasil e a Sul-americana, está em 8º lugar. O Tricolor aparece em 5º e deve brigar por uma vaga no G4. Por sua vez o Mengão segue na busca de tirar a diferença para o Botafogo e tentar seu eneacampeonato brasileiro.