A perda de pontos por escalações irregulares no Brasileirão é algo que sempre gerou grande polêmica, muito por conta dos famosos “tapetões”. O caso mais famoso é sem dúvidas o da Portuguesa, que por conta da escalação irregular do atleta Héverton, acabou sendo rebaixada para a segunda divisão, em 2013.
No entanto, clubes gigantes do futebol brasileiro também passaram pela mesma situação em sua história. Estamos falando de Flamengo e São Paulo, que foram punidos em 2013 e 1999, respectivamente.
O time rubro-negro foi punido no mesmo ano que a Portuguesa, e pelo mesmo motivo. A equipe perdeu quatro pontos por ter escalado o lateral André Santos, que estava suspenso. O Flamengo só não foi rebaixado porque a Lusa também foi punida.
Já o São Paulo sofreu com a punição da CBF em 1999. O atacante Sandro Hiroshi foi escalado de maneira irregular após ter sido comprovada sua suspensão por adulteração de idade. O Tricolor Paulista perdeu quatro pontos.
Outros 10 times perderam pontos na história do Brasileirão: Conheça os motivos
1972
ABC
PONTOS PERDIDOS: 2
Escalou três jogadores irregulares na vitória por 2 x 1 contra o Botafogo
1980
VILA NOVA-GO
PONTOS PERDIDOS: 2
Escalou jogador irregular ao derrotar o Vitória por 1 x 0.
1986
SERGIPE
PONTO PERDIDO: 1
Foi comprovado o doping do jogador Carlos Alberto no empate em 1 x 1 com o Joinville.
1989
CORITIBA
PONTOS PERDIDOS: 4
Exigiu que a CBF marcasse os jogos que definiriam os classifcados para a segunda fase no mesmo dia e horário. Como a partida contra o Santos seria um dia antes das demais, o time não apareceu em campo. O Coxa foi eliminado da competição e rebaixado.
1991
BOTAFOGO
PONTO PERDIDO: 1
Invasão de torcedores botafoguenses no clássico com o Fluminense, interrompido no intervalo quando estava 0 x 0.
2003
PONTE PRETA
PONTOS PERDIDOS: 4
Escalação irregular do jogador Roberto contra Inter e Juventude. A Ponte havia empatado com o Colorado em 1 x 1 e vencido o time de Caxias por 1 x 0.
PAYSANDU
PONTOS PERDIDOS: 8
Escalação de dois jogadores irregulares contra Corinthians, Ponte Preta, São Caetano e Fluminense.
2004
SÃO CAETANO
PONTOS PERDIDOS: 24
Escalação, mesmo sem condições médicas, do jogador Serginho, que morreu em campo na partida contra o São Paulo, em 27/10/2004.
2005
BRASILIENSE
PONTO PERDIDO: 1
Não atendeu ordem de portões fechados na partida contra o Vasco.
2010
GRÊMIO PRUDENTE
PONTOS PERDIDOS: 3
Escalação irregular de jogador.
Fonte: Placar