João Mendes de Assis Moreira, filho do famoso jogador Ronaldinho Gaúcho, ex-jogador do Atlético-MG e campeão da Copa do Mundo em 2002, é a nova promessa do futebol juvenil do Barcelona. Após deixar o Cruzeiro, João, agora com 18 anos, vem se destacando na equipe Juvenil A do clube catalão.
Apesar de ainda não ter marcado gols no clube, João realizou 19 partidas pela equipe, acumulando 238 minutos de jogo. As expectativas dos torcedores do Barcelona são altas, muitos acreditam que o jovem atleta pode seguir os passos do pai, que é considerado um ídolo do clube e foi um dos protagonistas na conquista da Champions League em 2006. Ronaldinho Gaúcho fez história no Atlético-MG entre 2012 e 2014, onde foi campeão da Copa Libertadores.
Sobre a carreira do filho, o ex-jogador afirmou: “Para mim, foi uma alegria ver que ele também queria se tornar jogador. Tenho um pouco de medo, como todo o pai fica. Fico lisonjeado, claro, de ele fazer uma coisa que eu amo e amei a minha vida toda. Mas dá um medinho normal de pai pelas comparações que existirão a vida toda”.
Movimentação no Mercado: Cruzeiro contrata, mas sem João
Ao mesmo tempo, o Cruzeiro, clube brasileiro que João deixou para ir ao Barcelona, está agitado no mercado de transferências. A equipe está focada na temporada de 2024 e já contratou oito jogadores: Léo Aragão (goleiro), Lucas Vilalba (zagueiro), Zé Ivaldo (zagueiro), José Cifuentes (volante), Lucas Romero (volante), Rafa Silva (atacante), Gabriel Verón (atacante) e Juan Dinenno (atacante).
A janela de transferências estará aberta até o dia 7 de março para inscrições de atletas. Dada a trajetória familiar e amor pelo esporte, o futuro parece promissor para João Mendes de Assis Moreira. Torcedores de todo o mundo certamente estarão de olho na sua jornada, curiosos para ver se o filho de um dos maiores ícones do futebol moderno será capaz de traçar o seu próprio caminho dourado.