No universo do futebol, o sobrenome Shevchenko possui um brilho especial. Andrei Shevchenko, aclamado como um dos grandes atacantes que o futebol já viu, celebrou uma carreira de sucesso, conquistando torcedores e fazendo história. Agora, seu filho, Kristian Shevchenko, parece estar seguindo os passos do pai e marcando seu próprio território no mundo do futebol.
Kristian, com apenas 16 anos, assinou recentemente seu primeiro contrato profissional com o Watford. Este clube inglês tem uma significativa conexão com a família Shevchenko, uma vez que foi contra eles que Andrei anunciou ao mundo o nascimento de Kristian, como parte de uma icônica comemoração de gol em uma partida contra o Chelsea na temporada 2006/07.
No jogo mencionado, o Chelsea estava sob o comando de José Mourinho, e tinha em campo nomes como Carvalho, Cole, Essien, Makelele, Lampard e Drogba, bem como o ‘recente’ Balón de Oro ucraniano Andrei Shevchenko. O Chelsea liderava o placar por 2-0, graças a um ‘doblete’ do atacante marfinense Drogba. No minuto 52, Drogba passou a bola para Shevchenko que, com maestria, a conduziu até a rede, marcando o terceiro gol da equipe.
Por que a comemoração de Shevchenko foi tão significativa?
Após o gol, Shevchenko celebrou junto com seus companheiros de equipe através do gesto conhecido como ‘baby rock’, frequentemente visto no Reino Unido. Este gesto foi utilizado para anunciar o nascimento do filho Kristian Shevchenko. Assim, 17 anos depois, Kristian assinou seu primeiro contrato como jogador profissional no clube contra o qual seu pai celebrou seu nascimento.
Kristian, apesar de sua idade jovem, tem uma bagagem significativa no futebol. Ele tem estado na academia Watford há alguns anos e também se formou na academia do Chelsea desde que era pequeno. Possui passaporte tanto ucraniano como inglês, o que levanta questões interessantes para o futuro. Caso seja convocado para representar uma seleção nacional, ele terá a difícil escolha de decidir qual país representar.