Filha de Bob Marley “contribuiu” para VEXAME da Seleção feminina na Copa do Mundo

No jogo de encerramento do grupo da Copa do Mundo Feminina de 2023, Brasil e Jamaica terminaram em um empate sem gols, deixando muito a ser discutido. Entre os destaques do jogo, merece destaque a estrela jamaicana, Kadhija “Bunny” Shaw, cuja atuação foi altamente exaltada

A partida também atraiu a atenção para a história da seleção feminina da Jamaica, as “Reggae Girlz”, e a contribuição crucial de Cedella Marley para sua formação e sucesso. Se o ultimo nome “Marley” soa familar, é porque Cedella é filha de Bob Marley, o famoso músico de reggae.

Cedella Marley teve vários papéis ao longo de sua vida; cantora, dançarina, designer, atriz e empresária. Mas, para as jogadoras da seleção de futebol feminino da Jamaica, ela conquistou um papel ainda maior: o de principal patrocinadora e embaixadora da equipe.

Cedella, inspirada pelo amor de seu pai pelo futebol, usou este esporte para ajudar a transformar a vida das mulheres na Jamaica. Para elas, o futebol não é apenas um passatempo, mas também uma forma de liberdade; a oportunidade de receber uma educação, melhorar suas vidas e suas comunidades.

Qual foi a herança de Bob Marley à seleção?

Em 2008, devido à falta de dinheiro, a seleção feminina da Jamaica, as “Reggae Girlz”, foi dissolvida pela Federação Jamaicana de Futebol. Cedella, movida por uma campanha de arrecadação de fundos para o ressurgimento do time feminino, entrou em ação. Ela conseguiu arrecadar cerca de 300 mil dólares no primeiro ano, o que conseguiu relançar a seleção feminina.

Através de sua fundação “Bob Marley Foundation”, Cedella continua como a principal patrocinadora da seleção, embora a equipe ainda enfrente questões de falta de pagamento e cortes de orçamento. Amplamente venerada pelo povo jamaicano, Cedella Marley se tornou uma figura marcante para a seleção feminina.

Além de garantir o financiamento necessário para dar vida à equipe, Cedella também lançou a iniciativa “Football Is Freedom”. Esta fundação promove o futebol feminino nas regiões do Caribe, América Latina e comunidades da diáspora nos EUA. Para as “Reggae Girlz”, Cedella Marley é mais do que uma mera patrocinadora; ela é um símbolo de resistência e persistência, inspirando uma nova geração de jogadoras de futebol na Jamaica a lutar por seus sonhos