Nesta segunda-feira (26), a FIFA e a Federação Saudita de Futebol (Saff) anunciaram que a cidade de Jidá, a segunda maior da Arábia Saudita, receberá todos os jogos do Mundial de Clubes de 2023. Os estádios que dividirão os confrontos são: Cidade dos Esportes Rei Abdullah e Príncipe Abdullah al-Faisal, com capacidades para 62 mil e 32 mil pessoas, respectivamente.
O torneio está marcado para dezembro, entre os dias 12 e 22. O formato será o mesmo dos anos anteriores – o novo modelo está previsto para ter início apenas em 2025. Irão participar da competição os campeões de cada continente e mais o Al-Ittihad, campeão da Liga Saudita e que entra como representante do país-sede.
No momento, resta apenas a definição do participante da América do Sul, via Libertadores. Clubes brasileiros como Flamengo, Atlético-MG, Athletico Paranaense, Internacional, Fluminense e Palmeiras disputam a vaga.
Novo Mundial de Clubes já tem sede definida
Na última semana, a FIFA confirmou que o Mundial de Clubes de 2025 será realizado nos Estados Unidos. A sede da primeira edição da competição em seu novo formato foi definida em unanimidade pelo conselho da entidade mundial.
A edição de 2025 será a primeira que contará com 32 times. Segundo a Fifa, a escolha levou em consideração os requisitos de infraestrutura e de serviços, além de objetivos estratégicos mais amplos. Para a entidade, o país estadunidense se provou um verdadeiro exemplo em eventos globais, principalmente com a preparação para a Copa de 2026.
“O Mundial de Clubes de 2025 será o auge do futebol profissional masculino de elite e, com a infraestrutura necessária e um grande interesse local, os Estados Unidos são o anfitrião ideal para dar início a esse novo torneio global”, declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino. A data do torneio ainda não foi definida.