A International Football Association Board (IFAB), de acordo com o portal UOL, irá liberar o aumento do número de jogadores que poderão ficar no banco de reservas na Copa do Mundo do Catar. Com isso, as seleções classificadas para o torneio, poderão convocar 26 jogadores, e não mais 23.
O técnico da seleção brasileira, Tite, já disse ser a favor dessa mudança. “Sim [levar 26 jogadores]. A nossa ideia já discutida e antecipada. Isso te dá uma gama de interação de aspecto estratégico muito forte e aspecto físico da mesma forma”, afirmou o treinador.
Esse aumento nas convocações possuem duas explicações: o calendário e a pandemia da Covid-19. A possibilidade de contaminação dos atletas durante a Copa do Mundo pela Covid-19 e pelo torneio ser disputado no final do ano, mas no meio da temporada das principais ligas do mundo, ligaram o alerta para mais opções de substituição.
A Copa do Mundo terá início no dia 21 de novembro, com a fase de grupos indo até o dia 2 de dezembro. O mata-mata irá começar no dia 3 de dezembro , com a final do torneio sendo disputada no dia 18 de dezembro, no Lusail Stadium.
Grupos da Copa do Mundo 2022
- GRUPO A: Catar, Equador, Senegal, Holanda
- GRUPO B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos, País de Gales/Ucrânia
- GRUPO C: Argentina, Arábia Saudita, México, Polônia
- GRUPO D: França, Peru/Emirados Árabes/Austrália, Dinamarca, Tunísia
- GRUPO E: Espanha, Costa Rica/Nova Zelândia, Alemanha, Japão
- GRUPO F: Bélgica, Canadá, Marrocos, Croácia
- GRUPO G: Brasil, Sérvia, Suíça, Camarões
- GRUPO H: Portugal, Gana, Uruguai, Coreia do Sul